Leão nasceu em Ravena, no ano 720, e se tornou monge beneditino. Nomeado bispo de Catânia, opôs-se às leis iconoclastas do Império Bizantino, que obrigavam a destruição de imagens sagradas. Forçado a viver como eremita nas montanhas, depois de muitos anos retornou a Catania, onde faleceu em 789.
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia.html
Leo, nasceu em Ravenna, em 720 DC.
† Catânia, 20 de fevereiro de 789
Martirológio Romano: Em Catania, S. Leão, bispo, que se dedicou com singular empenho ao cuidado dos pobres.
Desde criança sentiu o chamado de Deus, conta-se que sua mãe o viu de joelhos em oração aos dois anos de idade. Ainda jovem ingressou na ordem dos monges beneditinos e mudou-se para Reggio Calabria. Aqui permaneceu até ser eleito Bispo de Catânia, conta-se que os habitantes de Catânia, tendo que eleger um novo Bispo, sonharam com um anjo que um homem vivia em Reggio Calabria, Leão em odor de santidade, que teria sido a pessoa certa para ocupar o cargo de bispo. Inicialmente Leone, não se considerando digno, não quis aceitar, mas após a insistência do povo de Catânia, tornou-se Bispo de Catânia. Naqueles anos, a destruição feroz de imagens sagradas "iconoclásticas" ocorria em todo o Império Bizantino. Aqueles que não obedeciam ao decreto que bania os ícones, considerados um sinal de idolatria, eles eram presos e muitas vezes acabavam no cadafalso. O bispo de Catania se opôs abertamente às leis imperiais. Para isso, o governador bizantino da Sicília ordenou a prisão de Leão, que foi forçado a deixar Catania e se refugiar nas montanhas. Ele vagou por anos nos picos arborizados do Nebrodi, nos arredores de Longi e Sinagra, protegido pelo povo que viu nele o feroz oponente das leis iníquas do Império.
Finalmente, ele alcançou Rometta. Aqui, nas montanhas próximas do Peloritan, ele viveu como um eremita em uma caverna que ele mesmo cavou. Depois de muitos anos voltou a Catânia, onde retomou seu assento episcopal e lutou cada vez mais energicamente contra as leis iconoclastas. Ele morreu na cidade de Etna em 20 de fevereiro de 789.
Autor: Rosario Sacca
Nenhum comentário:
Postar um comentário