sexta-feira, 24 de abril de 2020

VIII. PSICOLOGIA: FORA COM A DEPRESSÃO

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO
REDENTORISTA
VICE-POSTULADOR DA CAUSA
VENERÁVEL PADRE PELÁGIO SAUTER
MISSIONÁRIO REDENTORISTA
Todos nós temos nossos altos e baixos na vida psíquica. Há dias em que nos sentimos eufóricos, alegres e bem dispostos. E outros em que andamos sorumbáticos, de asa caída, entregues a nós mesmos. Em geral isso é devido a pequenos dissabores que passam logo. A verdadeira depressão é diferente. Consiste num abatimento generalizado e constante. Pode surgir com a morte de uma pessoa querida, com um fracasso financeiro ou perda de emprego, etc. - Há outras que vem do nosso interior. De repente alguém se julga fracassado, complexado, inseguro. Ambas se interpenetram e se confundem. 
Quais são as conseqüências?
A depressão provoca uma queda na vitalidade e na resistência física. Uma gripe em pessoas deprimidas demora mais para ser curada. Um doente otimista sara muito mais depressa do que um pessimista desanimado. A boa disposição e a alegria são os melhores auxiliares do médico.
- Muitas doenças provêm do estado depressivo. Um engenheiro foi ter com o médico e expôs seus problemas: Falta de apetite, dor de cabeça e do peito, etc. Os exames não acusaram nada. O doutor, empenhado em descobrir a causa de tantas doenças, fez novas perguntas e constatou que o paciente já tiveras várias depressões, sempre ocasionadas quando se achava sobrecarregado de trabalhos. As dores eram de origem funcional e não orgânica.
- Uma dona de casa foi queixar-se de dores no corpo e cansaço geral. Remédio nenhum fazia efeito. Constatou-se que tudo isso provinha de uma dor profunda ocasionada pela perda recente de sua mãe. Bastou um remédio anti-depressivo e um tratamento psicológico para ela se recuperar. 
Tratamento:Existem tratamentos adequados, sugeridos pela Psicoterapia. O mais difícil, porém, não é o tratamento mas a diagnose. Muitos que sofrem de depressão não sabem disso, procuram desviar o assunto ou não aceitam esse diagnóstico.Nesses casos, o primeiro trabalho será persuadi-los da origem psíquica de suas doenças. Conseguido isto, o resto é fácil..(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário