segunda-feira, 27 de abril de 2020

EVANGELHO DO DIA 27 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 6,22-29. 
Depois de Jesus ter saciado os cinco mil homens, os seus discípulos viram-no a caminhar sobre as águas. No dia seguinte, a multidão que permanecera no outro lado do mar notou que ali só estivera um barco e que Jesus não tinha embarcado com os discípulos; estes tinham partido sozinhos. Entretanto, chegaram outros barcos de Tiberíades, perto do lugar onde eles tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, subiram todos para os barcos e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus. Ao encontrá-lo no outro lado do mar, disseram-Lhe: «Mestre, quando chegaste aqui?». Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-Me, não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes saciados. Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará. A Ele é que o Pai, o próprio Deus, marcou com o seu selo». Disseram-Lhe então: «Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?». Respondeu-lhes Jesus: «A obra de Deus consiste em acreditar naquele que Ele enviou». 
Tradução litúrgica da Bíblia  
Santo Hilário (c. 315-367) 
bispo de Poitiers, doutor da Igreja 
Tratado sobre a Trindade,I,37-8;PL10,48-9
(trad. do Breviário, rev.) 
«A obra de Deus consiste em 
acreditar naquele que Ele enviou» 
É de Vós, Deus Pai Omnipotente, que depende dar o que pedimos, estar presente quando procuramos, abrir quando batemos à porta (Lc 11,9). Quando se trata de compreender as verdades que se referem a Vós, vemo-nos impedidos por um certo entorpecimento preguiçoso da nossa natureza e sentimo-nos limitados pela nossa inevitável ignorância e debilidade; esperamos, pois, que Vós façais progredir o nosso tímido esforço inicial, que consolideis o seu desenvolvimento crescente e o leveis à união com o espírito dos Profetas e dos Apóstolos, para que compreendamos o sentido exato das suas palavras e interpretemos o seu verdadeiro significado. Falemos do que eles pregaram nos seus ensinamentos: que Vós sois o Deus eterno, Pai do Unigénito, Deus eterno; que só Vós sois sem nascimento; e que há um só Senhor Jesus Cristo, que de Vós procede por nascimento eterno; não afirmamos que Ele seja outro Deus diverso de Vós, mas proclamamos que foi gerado de Vós, que sois o único Deus; e confessamos que Ele é Deus verdadeiro, nascido de Vós, que sois verdadeiro Deus e Pai. Abri-nos, pois, o significado autêntico das palavras, dai-nos a luz da inteligência, a perfeição da linguagem, a verdadeira fé. Fazei que sejamos capazes de exprimir aquilo em que cremos: que Vós sois o único Deus Pai e que há um só Senhor Jesus Cristo; que saibamos afirmar que Vós sois Deus com o Filho e proclamemos sem erro a sua divindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário