quarta-feira, 22 de abril de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Santidade e comunidade”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
(Ao fundo PADRE JOSÉ OSCAR BRANDÃO)
2164. Construindo em comunidade 
Seguindo os ensinamentos do Papa Francisco em sua exortação apostólica Gaudete et Exultate (GE), refletimos hoje sobre santidade e comunidade. É claro em seu ensinamento, que a vida espiritual é uma opção pessoal que deve ser vivida na comunidade. O fundamento dessa verdade está nas palavras de Paulo: “Vós sois o corpo de Cristo e sois os seus membros, cada um por sua parte” (1Cor 12,27). Juntos somos fortes na batalha contra o mal que está em nós e no mundo: “É muito difícil lutar contra a própria concupiscência e contra as ciladas e tentações do demônio e do mundo egoísta, se estivermos isolados... Se estivermos sozinhos, facilmente perdemos o sentido da realidade, a clareza interior, e sucumbimos” (GE 140). A seguir, o Papa Francisco dá diversos exemplos de santos que viveram em comunidade e deram a vida em comunidade. E afirma que a santificação é um caminho comunitário. Mesmo se o grupo for difícil, já é caminho, pois exige muito e desenvolve muitas virtudes. Sozinhos podemos nos tornar egoístas. Vejamos que tipo de espiritualidade nos foi passada no correr da história. Que os outros eram empecilhos. Havia uma frase que dizia: “Quanto mais fui para o meio dos homens, menos homem me tornei”. Por que não dizer diferente: “Quanto mais fui para o meio das pessoas, mais perto de Deus elas chegaram”. Somos realmente fracos e tudo nos atinge? Nosso bem faz bem aos outros. Temos uma contribuição a dar a partir dos dons que recebemos do Espírito Santo. 
2165. Comunidade e Eucaristia 
O Papa Francisco retoma ensinamentos de São João Paulo II sobre a relação da comunidade cristã e a Eucaristia: “A comunidade é chamada a criar aquele “espaço teologal no qual se pode experimentar a presença mística do Senhor ressuscitado”. Quem nos faz corpo de Cristo é a Eucaristia. Não é possível crescer na vida cristã sem a Eucaristia. “Partilhar a Palavra e celebrar juntos nos torna mais irmãos e nos transforma pouco a pouco em comunidade santa e missionária” (GE 142). A espiritualidade está em acolher o Espírito que Deus nos dá e corresponder aos dons que recebemos. Eles são dons, mas também uma obrigação. É na Eucaristia que podemos crescer Naquele que é a razão de nossa fé. Jesus viveu sua missão de Redentor na comunidade. Tinha seus momentos de oração com o Pai, mas estava sempre com os discípulos, participando de sua vida e sua simplicidade, nos pequenos gestos da vida. Assim O vemos em Nazaré com a família e depois em sua missão. Não vivia de gestos bombásticos, mas do dia a dia, nos detalhes da vida. Ser humano é um requisito para a santidade. Os santos que vemos viveram como vivemos. O que faz a diferença é que uniam sua vida à busca de Deus e do amor fraterno. 
2166. Detalhes do amor 
A comunidade na qual vivemos nossa opção cristã, seja nossa família, paróquia e outros, é o lugar onde podemos realizar o projeto de santificação. A tendência é fugir do povo. Mas o povo é a terra fértil da santificação. Santidade não é ideologia espiritual. O que fazemos de espiritualidade, quando não serve para o povo de Deus, também pode não ser útil para nós. Santidade não é fachada. Diz o Papa Francisco: “A comunidade, que guarda os pequenos detalhes do amor e na qual os membros cuidam uns dos outros e formam um espaço aberto e evangelizador, é lugar da presença do Ressuscitado que a vai santificando segundo o projeto do Pai” (GE 145). Nosso caminho de santificação não pode deixar de nos identificar com aquele desejo de Jesus: ‘Que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti”’ (Jo 17,21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário