quarta-feira, 29 de abril de 2020

EVANGELHO DO DIA 29 DE ABRIL

Evangelho segundo São Mateus 11,25-30. 
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve». 
Tradução litúrgica da Bíblia
Santa Gertrudes de Helfta(1256-1301)
monja beneditina 
Exercícios III, SC 127 
«Venho ter contigo» 
«Vinde, vinde, vinde»: Eu venho, eu venho, eu venho ter contigo, Jesus amantíssimo, a quem amei, a quem procurei, a quem desejei. Por causa da tua doçura, da tua compaixão e da tua caridade, amando-Te com todo o meu coração, com toda a minha alma, com todas as minhas forças, respondo ao teu chamamento. Não me deixes confundida, mas age comigo segundo a tua mansidão e segundo a imensidão da tua misericórdia. A mim, que imploro o teu socorro, Senhor, a mim, que desejo ser fortalecida pelo mistério da tua bênção, concede-me o socorro da tua proteção e da tua orientação. Que haja em mim, Senhor, pelo dom do teu Espírito, uma prudente modéstia, uma sábia bondade, uma grave doçura, uma casta liberdade. Fervorosa na caridade, que eu nada ame fora de Ti; que a minha vida seja digna de ser louvada; que eu não deseje o louvor. Que Te glorifique na santidade do meu corpo e na pureza da minha alma; que por amor Te ame, que por amor Te sirva. Sê Tu a minha glória, sê Tu a minha alegria, as minhas delícias, o meu consolo nas dores, o meu conselho nas incertezas. Sê a minha defesa contra a injustiça, a minha paciência na tribulação, a minha abundância na pobreza, o meu alimento no jejum, o meu repouso nas velas, o meu remédio na enfermidade. Que em Ti eu possua todas as coisas, pois desejo amar-Te acima de todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário