Evangelho
segundo S. João 1,19-28.
Foi este o testemunho de João Baptista, quando os judeus
lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: "Quem
és tu?"Ele confessou e não negou: "Eu não sou o Messias". Eles perguntaram-lhe: "Então, quem és tu? És Elias?" "Não
sou", respondeu ele. "És o Profeta?" Ele respondeu:
"Não". Disseram-lhe então: "Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles
que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?" Ele declarou: "Eu sou a voz que clama no deserto: 'Endireitai o caminho do
Senhor', como disse o profeta Isaías". Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: "Então porque batizas, se não és o Messias, nem
Elias, nem o Profeta?" João respondeu-lhes: "Eu batizo na água; mas no meio de vós está Alguém
que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das
sandálias". Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a batizar.
Tradução litúrgica da Bíblia
Comentário do dia:
São Gregório Magno (c. 540-604), papa, doutor da Igreja
Catequeses sobre o Evangelho, n.º 7
«No meio de vós está Alguém
que não conheceis: Aquele que vem depois de mim»
«Eu batizo na água; mas no meio de vós está
Alguém que não conheceis.» Não é no Espírito, mas na água que João batiza.
Incapaz de perdoar os pecados, lava com água o corpo dos batizados, mas não
lava o espírito pelo perdão. Então porque batiza ele, se não perdoa os pecados
com o seu batismo? Porquê, a não ser para permanecer no seu papel de precursor?
Tal como, nascendo, precedeu o Senhor que ia nascer, assim também, batizando,
precede o Senhor que ia batizar. Precursor de Cristo pela sua pregação, foi-o
também dando um batismo que era uma imagem do sacramento que estava para vir. João anunciou um mistério quando declarou que Cristo estava no meio dos homens
e que eles não O conheciam, pois o Senhor, quando Se revelou na carne, era ao
mesmo tempo visível no seu corpo e invisível na sua majestade. E João acrescenta:
«O que vem depois de mim passou à minha frente» (Jo 1,15) [...]; e explica as
causas da superioridade de Cristo quando precisa: «Porque existia antes de
mim», como que para dizer claramente: «Se é superior a mim, tendo nascido
depois de mim, é porque o tempo do seu nascimento não O restringe dentro dos
seus limites. Nascido de uma mãe no tempo, foi gerado pelo Pai fora do tempo.» João manifesta o humilde respeito que Lhe deve, prosseguindo: «Não sou digno de
desatar a correia das suas sandálias.» Era costume entre os antigos que, se
alguém se recusasse a desposar uma jovem que lhe estava prometida, desatasse a
sandália do que viesse a ser marido dela. Ora, Cristo manifestou-Se como Esposo
da santa Igreja. [...] Mas porque os homens pensavam que João era o Cristo –
coisa que o próprio João negou –, ele declara-se indigno de desatar a correia
da sua sandália. É como se dissesse claramente [...]: «Eu não adoto
incorretamente o nome de esposo» (cf Jo 3,29).
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