terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Os sacramentos vão longe”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
205. A graça que atinge a todos
            Os sacramentos continuam ilimitada ação redentora de Cristo. Como geralmente se pensa, os sacramentos são uma ação individual, mesmo sendo celebrada e participada por muitos. Certo até certo ponto, pois como é uma ação eclesial supera o aspecto individualista. É todo o Corpo de Cristo que celebra. Todos participam. É uma graça dada a todos, com intenção especial ao fiel destinatário. Já refletimos este ponto. Os sacramentos vão longe. Primeiramente, são para todo o Corpo de Cristo (Igreja), isto é, todas as pessoas. Um batismo é para um individuo, mas todos estão envolvidos. Quando nasce um cristão, todos participam pois é vida nova de Cristo no meio dos fiéis. Em segundo lugar, os participantes da celebração são envolvidos como comunidade celebrante. Os que estão presentes participam de modo profundo do sacramento celebrado. Podemos notar como nos sentimos felizes em um casamento, em um batizado, em uma ordenação. Não se trata somente da alegria pelo ato de algum conhecido, mas é a alegria da presença de Cristo que age. “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”. Cristo era uma pessoa feliz, pois estava sempre dando graças ao Pai. “Minhas delícias é estar com os filhos dos homens” (Pr 8,31).  Esse sentimento Seu está sempre presente entre os cristãos. Em terceiro lugar, os envolvidos diretamente com a celebração são privilegiados. Servidores dos irmãos, são servidores de Cristo. É o amor que serve e realiza a comunhão com Cristo.
206.Sinais eficazes da graça
            Os sacramentos são sinais eficazes da graça. O que vemos exteriormente, acontece interiormente na ordem divina. A matéria do sacramento explica a graça atuante. Esta graça, envolvendo nossa vida, continua sendo eficaz no dia a dia, fazendo-nos viver de modo sacramental, isto é participando e deixando-nos conduzir pelo dom que recebemos. O simbolismo do sacramento indica o modo de viver a presença redentora de Cristo. Por exemplo, no casamento: O sim de entrega dos noivos continua pela vida afora numa contínua entrega de um ao outro. Os participantes da celebração recebem também o dom da gratuidade de Cristo para continuarem sua doação. O matrimônio celebrado penetra suas vidas. A atitude penitente de quem se confessa alerta a comunidade para a conversão e fortalece a disposição de busca do perdão. O sacramento torna-se um caminho de santificação e uma escola de vida cristã.
207.Multiplicando os dons
            Jesus diz aos discípulos: “Eu vos designei, para ires e produzirdes frutos, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). Todos os dons recebidos nos sacramentos, uma vez encarnados na vida, tornam-se uma fonte de crescimento. Os dons recebidos são multiplicados. A energia da vida de Cristo em nós, pelos sacramentos, nos fortalece e espalha vida de Cristo por onde passa. Deus seja louvado porque nos visita e em nós estabelece sua vida. A presença de Cristo, a que chamamos de graça, se difunde e penetra não somente a vida pessoal de cada um, mas as estruturas da comunidade e sociedade. Onde há cristão, o mundo deve melhorar. Este mundo será melhor na medida em que colocamos a seu serviço os dons que recebemos e multiplicamos com a força dos sacramentos. 
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário