quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA -

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
O Reino de Deus está próximo
            O tempo de Deus irrompe no tempo da humanidade. É o Kairós, o tempo oportuno que nos é dado. É nossa oportunidade de realizar a expectativa de Deus - Acolher esse precioso dom: Jesus Cristo e Seu Evangelho. Refletimos no domingo passado (2º do Tempo Comum) a apresentação de Jesus aos primeiros discípulos. Continuando na mesma perspectiva, vemos o Salvador manifestando Sua missão. Acolhê-lo é acolher seu Evangelho. Ele veio para anunciar o Evangelho do Pai. A Boa Notícia que o Pai quer anunciar é o Filho que é Sua misericórdia para todos. Jesus inicia Sua missão com as palavras: “O tempo completou-se e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). O tempo madurou, completou-se. Relendo a história do povo de Israel, podemos perceber a pedagogia de Deus que o conduziu à maturidade. Daniel profetizara 70 semanas de anos (Dn 9,1-27) – um ano para cada dia da semana. Mais do que contagem de dias, é um símbolo de tempo completo. Deus, que conhece o coração humano, sabe o momento de interferir. Como a semente, o Reino eclodiu em nosso meio. Tornou-se presente: “O Reino de Deus está próximo”. Deus está agindo como amor e misericórdia em nosso meio. O acolhimento da pessoa de Jesus e de Sua mensagem se faz através da conversão. É preciso fazer nossa mente convergir para a mente de Deus. Conversão em grego significa mudar de rumo e sobretudo de mentalidade. No Antigo Testamento temos a frase: “Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, meus caminhos não são vossos caminhos” (Is 55,8). Conversão é uma atitude interior do coração, da mente, e dos caminhos a seguir. Jesus continua: “Crede no Evangelho”. Trata-se da fé em Sua Pessoa, Palavras e  atitudes.
Chamando os discípulos
Jesus, passando pela beira do lago, convida os primeiros discípulos para o seguir e continuar sua missão. Não se trata inicialmente do grupo dos 12 apóstolos, mas dos que acolhem sua Palavra. É impressionante a rapidez entre o chamado e o gesto do discípulo de abandonar tudo e seguir. Curiosamente, Jesus cobra essa rápida decisão sem questionamentos. Por que? Penso que seja pela radicalidade. Sendo total, não pode ser por partes. Abandonaram tudo e o seguiram. Podemos dizer que, após ouvirem as palavras de Jesus, fizeram uma conversão total à Pessoa de Jesus depois de terem optado por sua Palavra. Não é possível seguir Jesus pela metade. É o que vemos muito e é o que muito destrói a força da Igreja. Dizemos: ‘creio no que me interessa e faço como quero’. Jonas quando prega em Nínive, recebe a mesma resposta imediata por parte do povo e seus dirigentes (Jn 3,1-10). A resposta ao convite de Jesus deve ser total e feliz.
A figura deste mundo passa
            Não se medem os valores do Reino a partir da figura frágil e insuficiente do mundo, pois o valor do Reino está nele próprio. Sua consistência está no próprio Deus. Paulo, escrevendo aos coríntios, aconselha que podem usar os bens desse mundo (casamento, sentimentos – lágrimas e alegria, compras e posses, prazeres da vida), mas, como se não usassem (Vemos aqui as 3 tentações que Jesus sofreu). Tudo é bom, mas em primeiro lugar deve estar o Reino como a fonte e base.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário