Evangelho segundo S. Lucas 11,29-32.
Naquele
tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer:
«Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será
dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os
habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e
há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de
Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens
de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão de condená-la, porque fizeram
penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
São Clemente de Alexandria (150-c.
215), teólogo
«Protréptico», cap. 10
«Fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem
é maior do que Jonas»
Arrependamo-nos; convertamo-nos da
ignorância ao verdadeiro conhecimento, da loucura à sabedoria, da injustiça à
justiça, da impiedade a Deus. São numerosos os bens que daí derivam, como diz o
próprio Deus em Isaías: «Esta é a herança dos servos do Senhor» (54,17). Não é
ouro nem prata, nem o que os vermes corroem, nem o que roubam os ladrões (Mt
6,19), mas o inestimável tesouro da salvação. […] É esta herança que nos põe nas
mãos o testamento eterno pelo qual Deus nos assegura os seus dons. Este Pai que
nos ama com tanta ternura exorta-nos, educa-nos, ama-nos e salva-nos
incessantemente. «Sede justos», diz o Senhor. «Todos vós que tendes sede, vinde
beber desta água. Mesmo os que não tendes dinheiro, vinde, comprai trigo para
comer sem pagar nada. Levai vinho e leite, que é de graça» (Is 55,1). Ele
convida-nos ao banho que purifica, à salvação, à iluminação […]. Os santos do
Senhor herdarão a glória de Deus e o seu poder, «que os olhos não viram, os
ouvidos não ouviram, o coração do homem não pressentiu» (1Cor 2,9) […].
Tendes esta promessa divina da graça, e por outro lado ouvistes as
ameaças do castigo: são as duas vias pelas quais o Senhor salva […]. Porque
tardamos? Porque não acolhemos o seu dom, escolhendo o melhor? […] «Repara que
coloco hoje diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal» (Dt 30, 15). O Senhor
tenta fazer-te escolher a vida; aconselha-te como um pai […].
De
quem dirá o Senhor: «deles é o Reino do Céu» (Mt 5,3)? É vosso, se o desejardes,
quando tiverdes escolhido a Deus. É vosso, se quiserdes acreditar e seguir o
essencial da mensagem, como os ninivitas que escutaram a mensagem do profeta e
obtiveram, graças ao seu arrependimento sincero, a salvação, em vez da ruína que
os ameaçava.
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