quinta-feira, 4 de julho de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Força criadora da Palavra”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Fez-nos a sua imagem
 
Deus tudo criou por Sua Palavra, o Verbo de Deus, que preexiste antes de todas as coisas. “Tudo foi feito por meio Dele e sem Ele nada foi feito de tudo o que existe” (Jo 1,3). O texto de João quer retomar o princípio da nova criação, lembrando o primeiro capítulo do Gênesis, no qual se narra a criação do mundo pela Palavra de Deus: “E Deus disse: ‘Faça-se”. No universo da criação dos seres encontramos no homem e na mulher o ponto alto que resume em si o universo. Deus usa a Palavra para a criação do mundo, mas de modo diferente em relação ao homem: “Façamos o homem a nossa imagem como nossa semelhança... Deus criou o homem a sua imagem. À imagem de Deus Ele o criou, homem e mulher Ele os criou” (Gn 1,26). Essas palavras têm uma riqueza que excede nosso conhecimento. Estas palavras simples são um tesouro insondável de ensinamentos sobre a pessoa humana. Não sabemos como, mas saímos das mãos de Deus, criados por Sua Palavra. “Ele disse: façamos o homem”. Mais que criar um casal, Deus criou a humanidade. O gesto criador de Deus vem de Seu desejo amoroso dar-nos a participação de Sua Vida na sua semelhança e sua imagem. Estas palavras ensinam que fomos criados para ser, por assim dizer, de seu sangue. O que sai das mãos de Deus é uma expressão de Seu Ser. A obra criada traz em si a imagem do Criador que se desenvolve sempre mais “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef. 4,13). Cristo, como “imagem do Deus invisível” (Cl 1,15), é a meta a ser conquistada, pois o Pai “nos predestinou para sermos conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29).
Feitos pela Palavra 
Criados pela Palavra, crescemos formados por ela. Ouvida e praticada, ela nos molda conforme o projeto do homem novo. Paulo insiste que Cristo seja formado em nós (Gl 4,19). Fomos revestidos do homem novo que se renova para o pleno conhecimento segundo a imagem Daquele que O criou (Cl 3,10). A Palavra nos recria continuamente, dando-nos as feições espirituais do Senhor Jesus. Por isso, Paulo fala de si mesmo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Essa transfiguração continua a criação pela Palavra. Colocar em prática a Palavra é ser esculpido por ela para sermos imagens de Cristo. Em Cristo brilha o esplendor do Pai que agora refulge na face de cada homem. 
Criando pela Palavra 
O Universo, criado para a glória de Deus, foi criado por sua Palavra: “Pela Palavra do Senhor foram feitos os céus, e seu o exército pelo sopro da sua boca” (Sl 33,6). O primeiro capítulo do Gênesis quer ensinar que Deus está acima da natureza criada e que os seres não são deuses, como adoravam os povos. Não é panteísmo. Não nos esqueçamos de que as criaturas são cintilas de Deus, reflexos de sua grandeza e fruto de seu amor. Ao homem e à mulher que criara, Deus disse: “Que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos e todos os répteis que rastejam sobre a terra” (Gn 1,26). O termo dominar tem o sentido de pisar com o pé como superior, para verem que não eram deuses. Agora podemos entender a missão de continuar a criação cuidando dos seres em seu dom de glorificar a Deus e colocar-se a serviço de todos, como fez o Criador.
ARTIGO PUBLICADO EM SETEMBRO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário