Evangelho segundo São Lucas 13,18-21.
Naquele tempo, disse Jesus: «A que é semelhante o Reino de Deus, a que hei de compará-lo?
É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e lançou na sua horta. Cresceu, tornou-se árvore e as aves do céu vieram abrigar-se nos seus ramos».
Jesus disse ainda: «A que hei de comparar o Reino de Deus?
É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado».
Tradução litúrgica da Bíblia
Eremita e missionário no Saara
Salmo 95, § 190
Qualquer alma pode ser a primeira no Reino
Como sois bom, meu Deus, em chamar todas as nações à salvação. E não apenas as nações em geral, pelos vossos apóstolos e os seus sucessores, mas cada homem em particular e em cada momento, pela ação incessante da vossa graça! E não apenas à salvação e ao Céu, mas ao primeiro lugar no Céu, uma vez que estais constantemente à porta de cada alma, a bater com a vossa graça, e que depende de cada alma, aceitando a graça de cada momento e sendo-lhe fiel, receber imediatamente outra maior, e, deste modo, ver a graça crescer, aumentar nela a cada momento, e assumir rapidamente enormes proporções, se for fiel à sua receção contínua.
Sejamos fiéis à graça, com constância, a partir de certo momento da nossa vida, e ela será em nós, dentro de pouco tempo, tal como o grão de mostarda, uma árvore onde as aves do céu poderão fazer os seus ninhos, uma árvore que, pela comunhão dos santos, a aplicação dos seus méritos, o poder das suas orações e do seu exemplo, dará uma grande glória a Deus, não apenas por si mesma, mas contribuindo para a santificação de muitos outros! Meu Deus, que destino dais a todos nós! Qualquer alma pode ser um sol, uma grande árvore, a primeira no Reino de Deus, qualquer alma pode receber torrentes de graça: Vós ofereceis tudo isso, sem cessar, a cada um de nós. Para tal, basta-nos ser constantemente fiéis à graça, a partir de qualquer instante da nossa vida. Que o momento presente seja para mim esse instante bem-aventurado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário