quinta-feira, 29 de outubro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “O Papa e o Vinicius!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Celebramos
na festa de São Pedro, o dia do Papa. O atual Papa João Paulo II, no seu longo ministério apostólico, o 5º mais longo da história, fez-nos conhecer bem o que é um Papa. Antes, os Papas estavam distantes. Ele, nas suas quase 100 viagens pelo mundo visitando as diversas Igrejas, suas viagens pela Itália, visitando as dioceses italianas e em suas visitas pastorais à sua diocese de Roma, se fez um Papa peregrino anunciando o evangelho, confortando e animando as comunidades. O Papa acredita no seu ministério e o compre com confiança em Jesus. O povo de Deus ama o Papa. Ele é uma voz que é ouvida com respeito. Uma das coisas que mais me impressionam é o modo como celebra a missa e reza. Ele crê e reza com intensidade de fé e amor. Ele é um homem que não deixou de ser um dos nossos quando ficou Papa. Tem seus defeitos e suas qualidades. A palavra Papa significa pai. Este é o nome que os orientais dão a todos os seus bispos. Papa é também uma abreviação das palavras Príncipe dos Apóstolos, Pastor Augusto. 
Jesus instituiu os 12 apóstolos e colocou Pedro como cabeça deste grupo. Os apóstolos constituíram outros que os sucederam. O bispo de Roma, o Papa, é o sucessor de Pedro como bispo e como cabeça do Colégio Apostólico. É interessante notar que S.Clemente Romano, o 3º bispo de Roma depois de Pedro, escreve cartas aos Coríntios, orientando a comunidade, estando vivo ainda o Apóstolo S. João. 
A missão do Papa é um serviço de sacerdote, na celebração dos mistérios de Cristo. É um serviço profético anunciando a Palavra de Deus. É um serviço de pastor, orientando o povo de Deus. Claro que o modo de exercer este ministério tem características diferentes em cada época. Amanhã poderá ser diferente. A Igreja muda-se lentamente. Este Papa trouxe o bispo de Roma mais para perto do povo. Uma das missões importantes da Igreja é estimular a todos a crescerem na Igreja e assumirem sua missão e sua função. Ele estimula os outros a crescerem. 
Aqui entra o Vinicius, coroinha da igreja de Santa Terezinha. Este garoto, Vinicius Dal Coleto Mantuaneli, filho de Euclides e Angélica Aparecida, cursa a 6a série e faz catequese de preparação para a crisma. É um menino vivo. Do altar controla toda a Igreja nos 380º. Vinicius, como coroinha mais experimentado, quando chegam os novos meninos e meninas para aprender a ajudar a missa, o que ele faz? Não os pressiona e não toma seu lugar porque não sabem fazer. Fica junto e ensina o que devem fazer. Tem o dom pessoal de estimular as pessoas a aprenderem e crescerem. É um exemplo de como devem ser os leigos e autoridades da Igreja: estimular a aprender e a assumir o seu lugar. Este é o ministério pastoral do Papa. É isso que faz João Paulo II: quer que cada um assuma sua missão como bispo, leigo, padre, religioso etc...É isso que Vinicius faz e nos ensina a fazer. São grandes nossos mestres! Obrigado João Paulo II. Obrigado Vinicius! Como são grandes nossas crianças!
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO 
EM JUNHO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário