quinta-feira, 25 de julho de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “Não morrerá para sempre”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
43 ANOS SACERDOTE
Jesus é Vida 
O salmo “de profundos abismos clamo a Vós, Senhor, escutai minha voz” (Sl 129), revela a consciência da presença do sofrimento, do mal e da morte. Nossa vida, às vezes, nos leva às portas da morte. O salmo reafirma a esperança: “No Senhor ponho minha esperança, espero em sua palavra”. O cristão não tem a morte como opção nem os instrumentos de morte. Optou pela Vida. Jesus é Vida. A narrativa da ressurreição de Lázaro proclama o núcleo da vida e missão de Jesus: Ser Vida e dá-la a todos. Ele dissera: “Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Jesus esperou que Lázaro morresse. Ele poderia não tê-lo deixado morrer, mas quis mostrar que é Senhor da Vida. Essa vida é dada a quem tem fé. Marta crê na ressurreição após a morte. Mas Jesus dá a vida agora: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. Todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisso?”(Jo 11,25-26). Marta responde: “Creio firmemente que Tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo” (27). Esse milagre de Jesus é o prenúncio de sua Ressurreição. É fundamental para a fé cristã crer que Jesus ressuscitou dos mortos. Jesus é a Água Viva, é a Luz, é a Vida. Tudo isso nos dá o Batismo. A ressurreição de Lázaro é a maior garantia que Jesus é o Senhor da vida e pode dar a vida. Não se trata somente da vida humana, mas também da vida divina em nós. É a explicação do que acontece conosco no Batismo. Por isso sabemos que somos novas criaturas, pois nascemos de novo para a Vida Eterna. A vida eterna não é uma distante ventura, mas se inicia com o Batismo e a alimentamos com os sacramentos que recebemos, de modo particular, a Eucaristia. 
O Espírito dará a Vida 
Rezamos: “Compadecendo-se da humanidade que jaz na morte do pecado, por seus sagrados mistérios Ele nos eleva ao Reino da Vida Nova”. É o resultado da Ressurreição de Jesus: dá vida aos que estão mortos pelo pecado e é garantia de Vida Eterna aos que creram e foram batizados. O Espírito Santo garante esta vida: “Se Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça” (Rm 8,10). O Espírito vivificará nossos corpos. A Vida Eterna é a presença de Deus em nós. A vida cristã é um dom que recebemos ao qual correspondemos com nossas atitudes. Por isso dizemos Espírito Santo Santificador. A santificação é ação de Deus e promoção do amor que transforma o dom em ação. Paulo diz que “a fé opera pelo amor” (Gl 5,6). Temos que evitar a concepção que o Espírito Santo é somente um mero distribuir de dons a nosso serviço. 
Caminhar com o mesmo amor 
A oração da missa apresenta o modo de seguir Cristo. Como Ele nos convidou a tomar a cruz e segui-lo, convida-nos também a ter sua mentalidade: viver no amor dar a vida por amor. O seguimento de Cristo é sustentado pela prática dos sacramentos, como rezamos: “Compadecendo-se da humanidade, que jaz na morte o pecado, por seus sagrados mistérios (sacramentos), Ele nos eleva ao Reino da Vida Nova” (Prefácio). A fé em Jesus ressuscita de toda a morte do pecado, dá-nos a Vida de Jesus que é a Vida Eterna. Todo o processo de vida que o mundo tanto procura nasce desta Vida Nova. Normalmente fazemos uma separação da vida espiritual e a vida humana. Essa dicotomia é prejudicial e destrói a integridade da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário