quarta-feira, 31 de julho de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “Cristo Ressuscitou!”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
43 ANOS SACERDOTE
1873. Um grito no universo 
Naquela madrugada, como surge o sol, surge uma vida completamente nova. Quem viu? Cantamos no Precônio Pascal – hino de proclamação da Páscoa: “Só tu, noite feliz, soubeste a hora em que o Cristo da morte ressurgia. E é por isso que de ti foi escrito: a noite será luz para meus dias”. A Ressurreição foi à noite porque não era um milagre para espetáculo, mas motivo de busca permanente na clara obscura noite da fé. Ele é o guia em nossa noite. As imagens que animam essa celebração pascal nos instruem sobre o acontecimento maior de todo universo em todos os tempos: “vitória sobre a morte”. “O Rei da vida, cativo, é morto, mas reina vivo” (Sequência de Páscoa). Trazemos símbolos universais: a água do batismo que é aspergida sobre todos, símbolo da purificação e fecundidade; o fogo que acende o círio pascal, o símbolo de Cristo luz do mundo da qual participamos; a terra nos elementos na natureza como a cera, símbolo da fragilidade e da estabilidade do universo. Dela somos feitos. Antes se usava também o sopro, símbolo do Espírito que vem sobre as águas e sobre cada fiel. A Ressurreição não é um ato reservado a uma religião. É uma explosão de vida no universo. Todo o universo caminha para “sua realização plena que é ser libertado da escravidão da corrupção para entrar na liberdade dos filhos de Deus” (Rm 8,21). É estranho este aspecto de participação do universo na glorificação de Cristo. A Bíblia traz muitas orações envolvendo também a natureza. Ressuscitada glorifica o Senhor. Tudo será recapitulado, isto é, irá para Cristo sem fim (Ef 1,10). 
1874. Vida ressuscitada 
Temos muita dificuldade de entender como se realiza em nós a Ressurreição. Cristo, com sua Morte e Ressurreição, restaura a natureza humana corrompida pelo mal. Há condições de vida nova e eterna. Quer dizer que somos seres renovados para voltar a seu estado original criado por Deus. Permanecemos na condição humana, mas com um novo modo de ser espiritual. Temos a Vida Nova. Essa se reflete no modo como vivemos essa novidade de vida. Passamos do eu ao nós, do egoísmo à abertura ao outro como servidor de caridade e amor. Para sabermos se estamos em Cristo, basta olhar se andamos como Ele andou e como viveu, como João nos escreve: “Aquele que permanece Nele, deve também andar como ele andou” (1Jo 2,6). O amor é a maior explicação da Ressurreição. Não podemos entender o gesto de Deus ressuscitando Jesus a não ser o amor. Somos amados para amar. 
1875. Um mundo novo 
Está nos planos de Deus em Cristo mudar o mundo natural. A meta de todas as mudanças é modificar o coração do mundo nas pessoas. Deus nos salvou como povo e como pessoas individuais. Cada um é único diante de Deus e recebe todo seu amor e atenção. A Ressurreição abre as portas do Paraíso, fechado pelo pecado do primeiro homem. O paraíso terrestre simboliza a vida na familiaridade com Deus. Perdemos esse dom e agora Cristo o recupera para nós. Somos família de Deus, vivemos de sua bondade e participamos de sua vida. Não vemos o que acontece no espiritual. Pela caridade vemos o que acontece em nosso mundo humano e carnal. O amor vivido vem de Deus. Ninguém tem gesto algum de amor a não ser por Deus que o gera em nós como também para os que não conhecem Jesus como conhecemos. Cada celebração reanima esse dom. Assim se cria a grande família, o edifício espiritual, o povo de Deus e a agricultura de Deus (1Cor 3,9), como nos explica S.Paulo. A Ressurreição não é misteriosa, é um mistério a ser vivido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário