segunda-feira, 30 de abril de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - A Vida Nova

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA.
REDENTORISTA - 50 ANOS CONSAGRADO
2032. Espiritualidade da Vida
            A espiritualidade pascal é uma dimensão preciosa no seguimento de Jesus. Ele nos deu a Vida. Dissera: “Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em Mim, jamais morrerá” (Jo 11,25-26). A Vida que Jesus tem após a  a Ressurreição, é a mesma que nos é dada. O milagre da ressurreição de Lázaro que lemos no evangelho de S. João quer mostrar que Cristo tem o poder sobre a morte e dá a Vida. Seu ministério público consistiu sempre em gerar a vida. Curava os doentes e ressuscitava os mortos. Pelas leituras da Palavra, tanto na Quaresma quanto no Tempo Pascal, podemos entender que o Batismo dá a Vida Eterna. Depois de passar pelas águas batismais, somos iluminados e recebemos a Vida Divina. Se Jesus pode ressuscitar um morto já em decomposição, o que supera a condição humana, pode nos dar a Vida Divina, que é Vida eterna: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!” (Jo 10,10). Fazemos uma comparação com a cura do paralítico que foi descido pelo teto da casa: Jesus, para dizer que tem o poder de Deus para perdoar pecados, cura o paralítico. Se Jesus fez tantos milagres visíveis, quanto mais poderá nos dar a Vida que Ele possui, pois venceu a morte que lhe fora imposta pelos maus, numa tentativa diabólica de acabar com o poder de Deus através dos homens. Deus o ressuscitou.
2033. Cuidar da Vida
A espiritualidade baseada na Vida é um passo consistente no caminho espiritual. Essa Vida nós a recebemos na Ressurreição de Jesus. Como podemos interpretar para nossa vida espiritual? Temos uma vida a levar adiante. Cuidamos bem de nosso corpo e nossas atividades. A parte material está em perfeita ordem e progresso. A verdadeira espiritualidade que faz a pessoa completa e sua dinâmica está em cuidar da vida de Deus em nós. Somos defeituosos quando deixamos o cuidado com a Vida Divina em nós.  Essa fica descuidada. É como se tivéssemos só a metade do corpo. É o que Paulo chama atenção a viver segundo o Espírito e não segundo a carne, pois assim não agradamos a Deus.  Se Cristo está em nós, nosso espírito está cheio de vida. E vamos ressuscitar como Jesus (Rm 8,8-11). Na missa de Páscoa recebemos uma mensagem muito clara sobre a Vida Nova: “Vós que ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto... Aspirai às coisas celestes e não às terrestres. Pois vós morrestes, e vossa vida está escondida em Deus” (Cl 3,1-30). O cuidado com a Vida Divina que temos não obscurece a condição humana nem a perturba, pelo contrário, dignifica-a e desenvolve mais e mais, pois o humano é sempre uma réstia do Divino, pois fomos feitos a sua imagem e semelhança, de modo particular, à imagem do Filho (Rm 8,29), protótipo de toda criatura.
2034. Viver com intensidade
              A espiritualidade pascal nos estimula a viver intensamente a vida cristã. O que vemos em nós é um desencanto com a religião, pois não nos preocupamos em viver com vigor e alegria a Vida Divina que está em nós. Essa deve ser a preocupação primeira com nossa pessoa e com os que nos cercam. Por exemplo: cuidamos o máximo das crianças, mas não zelamos da outra metade, a que dura para sempre, que é a vida Divina. Dando vida ao vida aos mortos, mostrou que nos dá a Vida em sua Ressurreição. Cuidemos dela. Quando temos amor à Vida, ela penetrará nossa vida e seremos testemunhas ardorosas do Mistério Pascal que dá vida ao mundo. Jesus não é personagem da história que comoveu por seus milagres e palavras. É o Vivo que nos conduz e nos atrai.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário