sábado, 28 de janeiro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Salve Santa Mãe de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
888. Mãe de Deus
            A celebração de Maria, Mãe de Deus, dentro do tempo do Natal, traz-nos a lembrança de uma festa celebrada na Igreja do Oriente dia 26 de dezembro, a “Visita à Mãe de Deus”. Por isso proclamamos o evangelho da visita dos pastores. Em nosso carinho por Nossa Senhora, repetimos este gesto. A festa da Maternidade Divina de Maria tem o sentido de fortalecer nossa fé neste dogma fundamental do Cristianismo: Jesus, Homem-Deus, duas naturezas em uma só Pessoa. O bispo de Alexandria, Nestório, negava a Maternidade Divina de Maria. O Concílio de Éfeso (431), definiu-a como dogma de fé. Nestório afirmava que Maria era mãe só do homem Jesus. Chamar Maria de mãe só do homem Jesus é negar a unidade das duas Naturezas em Cristo. Ela é Mãe d’Aquele que é Homem-Deus e deve ser chamada de Mãe de Deus. Isabel chamou Maria de Mãe do meu Senhor, isto é, Deus. Celebrar esta festa no início do ano civil, é dar as boas vindas ao Deus que se fez Homem para nos conduzir a viver a vida de Deus. Paulo ensina que recebemos o Espírito de seu Filho e que somos filhos de Deus e podemos clamar: Abbá – Papai! A filiação divina nos lembra que em Jesus nos tornamos filhos de Maria, a Mãe de Deus. Ela nos deu o Salvador que é nosso irmão. No caminho espiritual nós resumimos a vida humana e a presença de Deus em nós, em um único caminho. Por isso a espiritualidade assume tudo o que é humano para que possamos viver tudo o que Deus nos oferece. Espiritualidade não se refere só ao Divino, mas assume também a carne.
889. Dai-nos contar com sua proteção
A primeira leitura nos dá a bênção para o ano, como Deus mandara abençoar o povo. Que bênção maior podemos ter, que receber Jesus de Maria? Ela O apresentara aos pastores humildes e pobres. Aprendemos destas palavras a buscar em Maria o Filho que ela nos apresenta. Ela é modelo para um ano novo: contemplar as maravilhas de Deus! Vendo essas maravilhas, nós as interiorizamos e as meditamos em nosso coração. Este é um grande remédio para os males de um ano difícil: Trabalhar com o coração. Em nosso coração está o coração do mundo. É ali que nascem as soluções dos problemas. Depois de refletir o mundo e rezá-lo no coração, somos sábios para encaminhá-lo. O ano novo se inicia com a força do Espírito. Deus tem os olhos voltados para nós. E nos dá a paz. O ano será novo se nos dispusermos a ser fonte de bênção a todos que encontrarmos. Quem nos encontrar, encontre a Paz que é Jesus, a Força que é o Espírito e o amor materno de Maria.
890.Um ano com a Mãe
Há uma espiritualidade que corre o ano, como no coração de Maria ao contemplar o Filho com seus olhos e contemplá-lo com o coração. Deus não só passa por nós, mas solidifica sua passagem por aquilo que conservamos dele. Celebrando Maria, Mãe de Deus, recebamos a bênção. Não cortemos a árvore, Maria. Se assim fizermos, não teremos o Fruto bendito que é Jesus. Acolher Jesus em nossa vida é acolher tudo que lhe era caro, como sua Mãe, sua dedicação ao Pai, sua fidelidade à missão e seu irresistível amor por todos os queridos de Deus, os fracos e pobres. Por isso rezamos a Maria: Rogai por nós pecadores! No fim de um Ano Feliz, pois a felicidade está onde a colocamos, saudamos um Ano Novo, desejando a paz, a fraternidade e a certeza de que o mundo será sempre melhor porque queremos e contamos com a proteção de Maria.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário