sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A BOLSA OU A VIDA!

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO CSsR
Já no lusco fusco da noite, Dom Bosco ia sozinho por uma estrada deserta, quando deu de frente com um desconhecido que, sem mais, gritou: 
- O dinheiro ou a vida! 
Dom Bosco parou, olhou-o bem nos olhos e depois disse: 
- Dinheiro para você eu não tenho; quanto à minha vida, foi Deus quem me deu. Ele é o único dono da minha vida. 
O homem trazia o chapéu enterrado até os olhos, mas isso não impediu que Dom Bosco reconhecesse nele um preso que tinha catequizado na prisão de Turim e que saíra de lá, graças à sua mediação perante os juízes. Chamando-o pelo nome, continuou em voz baixa: 
- Antônio! De novo nesse triste ofício? É assim que cumpre as promessas que me fez em Turim? 
A essas palavras, o coitado reconheceu Dom Bosco e começou a balbuciar: 
- Oh! Dom Bosco, perdoe-me! Não o tinha reconhecido... peço-lhe perdão! 
- Não basta, meu caro Antonio; é preciso mudar de vida. 
- Prometo-lhe. 
- Ainda não basta. É preciso começar já, fazendo uma boa confissão. 
- Mas não estou preparado. 
- Eu o preparo; mas prometa a Deus que abandonará essa profissão de uma vez e mudará de vida para sempre.
- Prometo! 
Tomando-o pela mão, Dom Bosco sentou-se a margem do caminho e o ladrão ajoelhou-se junto dele. Acabada a confissão, o Santo presenteou-o com uma medalha e um pouco de dinheiro que trazia consigo. No dia seguinte levou-o para Turim e procurou uma ocupação para ele. O rapaz empregou-se e dali por diante se tornou bom cristão e virtuoso pai de família. 
Lição para a vida: Não deixar para amanhã o que a gente pode e deve fazer hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário