Nasceu na Taron na Armênia em 345 DC e morreu em Valarshapat em 19 de fevereiro de 441.
São Mesrópio também conhecido como Mesrop, o grande era o governo oficial da Armênia, e depois se tornou um eremita e um discípulo de São Nerses. Mesrópio foi ordenado e se devotava ao estudo do grego, siríaco e persa porque a Armênia havia sido recentemente partida entre a Pérsia e o Império. Com Isaac, Mesróbio fundou a Igreja Armênia através de seus esforços missionários. Ele é creditado como tendo inventado o alfabeto armênio e traduzindo o Novo Testamento e os Provérbios para versão Armênia e siríaca.
A atividade missionária de Mesróbio o levou até a Geórgia onde deixou sua influencia literária e enviou estudantes até Roma a procura de manuscritos. Ele também organizou escolas na Armênia e Geórgia e criou o alfabeto georgiano.
Mesróbio e Isaac iniciaram a formação da liturgia armênia que era baseada na igreja mãe da Ceasarea da Cappadócia. Ele também fundou sua escola na Armênia e continuou pregando até sua morte em Valarshapat com a idade de 80 anos. A sua tradução da Bíblia para a língua Armênia teve grande valor para os escolares de sua época.
Seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Sua festa é celebrada no dia 19 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário