Também conhecido como Alvarez de Córdoba.
Teria nascido Córdoba, Espanha.
Entrou para a Ordem dos Dominicanos em Córdoba em 1368. Notável pregador ele viajava pela Espanha e ficou muito conhecido em Andaluzia e também na Itália. Fez uma peregrinação a Terra Santa e uma cruzada de pregação. Foi confessor pessoal e guia espiritual da Rainha Catarina da Espanha.
Foi confiada a ele a educação do Rei Dom João II. Ele se opôs ao Papa de Avignon, Pedro de Luna. Reformou muita das práticas comuns na corte de Espanha e Portugal.
Fundou Escalaceli (Scala Coeli) uma casa Dominicana nas montanhas em perto de Córdoba onde exigia estrita observância às regras dominicanas e que ficou conhecido como Centro de aprendizado e piedade. Álvaro passava dias pregando nas ruas, ensinando e colecionando almas para Jesus. Nos jardins da Casa ele fez alguns oratórios com imagens da Terra Santa e da Paixão de Cristo bem similares as hoje nas Estações da Cruz. (Via Sacra).
Algumas das maravilhosas histórias sobre São Alvaro incluem:
1-Anjos são tidos como tendo ajudado a construir Escalaceli movendo pedras e madeiras para o sitio a noite colocando em local fácil para os trabalhadores no dia seguinte.
2-Na mesa após São Álvaro fazer as preces aparecia alguém a porta com um burrinho lotado de alimentos e mais tarde esta misteriosa pessoa e o animal simplesmente desapareciam.
3- Após sua morte foram feitas várias tentativas de trasladar suas relíquias para Córdoba, mas em cada tentativa uma violenta tempestade impedia que os monges fizessem seu trabalho, somente diminuindo sua força quando eles desistiam e retornavam com seus ossos para sua Capela onde estão até hoje.
4- Certa vez São Álvaro encontrou um pedinte na rua e enrolou o pobre homem em sua própria capa, e o carregou para Escalaceli. Quando chegou a Casa e desenrolou o mendigo, em vez de um homem ele encontrou um enorme crucifixo. Este crucifixo ainda está em Escalaceli.
5- O sino da Capela de São Álvaro simplesmente toca sozinho quase sempre que alguém da casa ou alguém especial da Ordem, venha a falecer, mesmo que não more na Casa. Às vezes toca na véspera.
Ele faleceu em 1430 em Escalaceli e foi enterrado na capela da Casa.
Seu culto foi confirmado em 22 de setembro de 1741.
Sua festa é celebrada no dia 19 de fevereiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário