sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Encarnação do Filho de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Deus conosco, Emanuel!
No Natal celebramos o nascimento de Jesus. O profeta Isaias já proclamara que o Menino seria chamado Emanuel, que significa, Deus conosco (Is 7,14). É o mistério da encarnação do Filho de Deus. Parece pouca coisa dizer estas palavras que são um mistério profundo que atiça nossa vida. Falamos facilmente: nascimento de Jesus em Belém! Deus se faz Criança! Vemos a beleza do presépio e ficamos extasiados com a magia da celebração do Natal. Mas é preciso ir mais longe e penetrar um pouco mais o que significa a presença de Deus no mundo, não como Senhor ou ser espiritual que tudo penetra, mas presença como pessoa humana. O Filho assumiu a condição humana até o extremo da morte e sepultura. Não basta admirar o Natal, é preciso acolher Deus que  se fez homem no meio de nós. Acolher significa aceitar o jeito que Deus vem a nós, com todas as conseqüências. Isso é forte. Mas quais são estas conseqüências? O Filho vem manifestar a glória do Pai. “Ele é a imagem do Deus invisível” (Col 1,15). Manifesta a glória de Deus na carne, pois o “Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Carne para João é a realidade humana com tudo o que ela significa de belo e de frágil. A glória de Deus é justamente esta aproximação que comunica a vida. Nós vemos glória como esplendor, Deus a vê como amor de comunhão. Assim, o Deus conosco é comunhão estabelecida pelo Filho.
Admirável comércio.
Há uma oração na liturgia do dia de Natal que diz: “Ó Admirável comércio: Damos nossa humanidade a Deus e Ele nos dá a divindade”. Que humanidade damos? A nossa. Como era Jesus? Do jeito que somos nós. Nós temos medo de aceitar a fé em Jesus homem, próximo, real. Preferimos Jesus Deus, distante, glorioso, poderoso, cheio de glória em um trono de julgamento. Só queremos ver o Jesus divino. Quando falamos de Jesus crucificado, não vemos nEle o Homem-Deus que sofre as nossas dores, mas somente as dores que nos comovem. Onde está o homem Jesus de Nazaré que fez parte de uma família e de um povo, de um tempo muito definido da história e de um modo de ser extremamente real. Ele é o da glória, mas também o da história, gente como nós.
Admirável diálogo divino-humano
Quando falamos de encarnação, nós nos esquecemos de que quem se encarnou foi o Verbo eterno, a Palavra. Podemos perceber, assim, que Deus veio mesmo foi para conversar. Ele quer estabelecer o diálogo. O diálogo se faz com o mútuo acolhimento. Estar distante deste Jesus não exige o compromisso do acolhimento, de deixar que entre em nossa vida e seja nosso companheiro de caminho. Como Ele é irmão, vai exigir que sejamos irmãos dEle e dos outros. Vamos ter que caminhar em seus caminhos de humildade, simplicidade e doação até à morte. Quem sabe por isso seja melhor um Natal bonito e distante, mas não real. A todos os que o acolheram Ele deu graça sobre graça (Jo 1,16). Quem sabe seja por não acolher Jesus do jeito que ele quer que nossa vida cristã seja tão sem graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário