terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Ação de Graças”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Reunir para agradecer
Os emigrantes ingleses, depois de um ano de sofrimentos e vitórias, reuniram-se para agradecer a Deus o que tinham conseguido. Olhando para o ano que passou, também nós nos recolhemos para agradecer juntos a Deus e aos outros os bens que recebemos e mesmo os males que sofremos e superamos. Agradecer é coisa de gente madura, mesmo sendo criança. Que bela escola: Aprender a agradecer! Nesta quinta-feira celebramos o dia universal de ação de graças para dizer a Deus, ao que está ao nosso lado e mesmo ao distante: obrigado pelo que fez e foi para mim. Só a presença do outro é já um dom, um presente. Por isso, Deus lhe pague, sinto-me obrigado a você. A vós meu Deus, sobe meu agradecimento por tudo que recebi: a vida, o ar, a luz, a noite, o brilho das estrelas, a beleza do poente, o olhar da criança, o aperto de mão, o sorriso aberto, a presença amada, o afeto de todos, a alegria, o resultado feliz dos meus trabalhos, o carinho dos familiares e tanta coisa mais. Agradeço até o que não deu certo. Quem pode conhecer vossos desígnios? É o momento de se recolher e agradecer. Agradecemos também na Eucaristia.
Estender a Eucaristia para a vida.
A missa é o maior ritual de agradecimento que possa existir. Não se trata de uma intenção de ação de graça.  Ela é chamada Eucaristia que é Ação de Graças. Oferecemos o corpo e sangue de Cristo em ação de graças: “Celebrando a memória da morte e ressurreição de vosso Filho, nós Vos oferecemos ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e Vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir”. Agradecemos porque, por morte e ressurreição de Cristo, fomos colocados em relação com Deus. Por Cristo damos graças que prestamos ao Pai através de nosso culto. Estar em culto é o momento maior da pessoa, pois está em contato com Deus e Lhe oferece todos os sentimentos que lhe são devidos, de modo particular o reconhecimento de todos os benefícios. Deus sempre perdoa, Jesus aceita nossas condições pessoais. A única coisa que feriu seu sentimento, acima de todas as dores que sofreu, das quais não reclamou, foi a falta de agradecimento dos que foram curados: Ele diz ao samaritano que fora curado: “Não foram 10 os que foram curados? Onde estão os outros nove? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? (Lc 17.17-18). Será que tantas coisas que pedimos a Deus, não as recebamos porque não sabemos agradecer?
Sugestão: Daí graças ao Senhor porque é bom!
É o momento de vocês se reunirem em família e dedicar um momento a enumerar o que receberam de Deus e agradeçam. No trabalho, procurem reunir todos e agradeçam a Deus, cada um de acordo com sua fé. Agradeçam também uns aos outros tudo o que receberam. Seria bom fazer uma festinha onde se prove que o amor de Deus por nós é para sempre e nos faz felizes. Cada um aprenda a agradecer sempre e a todos: aos que nos servem, aos pequeninos quando nos fazem seus serviços. Agradecer é pedir. Assim, nos tornamos abertos para recorrer a Deus em nossas necessidades, porque agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário