sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O CORAÇÃO DE PANO

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO CSsR
Estou me lembrando da igreja onde fiz a Primeira Eucaristia. A capela do Santíssimo Sacramento era muito freqüentada. Sobre uma mesinha, havia um grande coração de pano, todo vermelho. Devia simbolizar o Coração de Jesus. Espetados nele, viam-se alguns espinhos, enquanto outros ficavam ao seu lado. Eu não atinava com o seu significado. Um dia fiquei observando. Vi pessoas que chegavam, ajoelhavam-se, oravam por alguns instantes. Depois dirigiam-se para a mesinha, extraíam um espinho daquele coração, e colocavam-no sobre a mesa. Outros ao voltar do confessionário ou da mesa da Comunhão, também tiravam um espinho. Pouco a pouco fui compreendendo o seu significado. Retirando espinhos, era como se a gente estivesse aliviando o Coração de Jesus, ferido pela maldade humana. Eram gestos de desagravo. Tirar espinhos do Coração de Jesus, esta é nossa tarefa.Hoje, porém, ele sofre na pessoa de nossos irmãos oprimidos ou excluídos. Quem defende seu irmão, quem lhe dá a mão e quem o acolhe, está tirando espinhos do divino Coração.Um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança e logo saiu sangue e água (Jo 19,34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário