sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Os profetas falaram”.

PADRE LUIZ CARLOS
     DE OLIVEIRA CSsR
Deus falou através dos profetas.
          A carta aos Hebreus diz que “outrora Deus falou de muitos modos através dos profetas” (Heb 1,1). É o modo de Deus agir conosco: sempre usa meios humanos para nos comunicar os bens divinos, seus ensinamentos e os projetos para a humanidade. As pessoas são escolhidas por Deus como seus instrumentos. Os profetas foram pessoas do povo, escolhidas para uma missão de anunciar através das palavras, atitudes e até mesmo através de sua vida e seus corpos, como podemos ver nos profetas do Antigo Testamento. Os profetas não foram somente os que estão mensionados. Tantos outros agiram em nome de Deus. Temos mulheres que profetizaram, como Maria a irmã de Moisés. O profeta não é só aquele que diz o futuro, mas aquele que instrui para fazer Deus e Sua vontade conhecida. Deus, através dos profetas preparou o povo para a vinda de Deus Filho que é a Palavra Encarnada.
Hoje falou através de seu Filho.
          Quando o povo estava maduro, na “plenitude dos tempos” (Gl 4,4), Deus envia ao mundo seu Filho. Não interrompeu a profecia, mas levou-a à plenitude. Agora é Deus mesmo, em Seu Filho, que anuncia e abre a esperança do futuro. O Filho tem palavras de vida eterna, quer dizer, palavras que dizem a verdade e são espírito e vida (Jo 6,63), pois Ele é a Palavra, conforme João 1,1. E a “Palavra se fez carne” (Jo 1,14). “Todos os que o acolheram receberam graça sobre graça” (Jo 1,16). É a Palavra de Vida, é Palavra que define: “Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, esta, o julgará no último dia (Jo 12,48). O Filho proclamou a Palavra através de sua vida, seus ensinamentos e sobretudo em seu mistério de morte e ressurreição.
Quem vos ouve a mim ouve.
          Os apóstolos partiram e anunciaram. Estes homens começaram a anunciar e foram seguidos de tantos outros, homens e mulheres que, do mesmo modo ensinavam a todos os povos que Jesus é o Filho de Deus, Palavra eterna encarnada. Ensinavam para que fossem discípulos. A Palavra de Deus crescia e aumentava o número daqueles que acreditavam. Esta palavra cheia de vida, foi sendo anunciada e através dos séculos sempre houve homens e mulheres que se consagraram ao anúncio.
Os profetas falaram.
            Os profetas anunciaram no meio do povo. Hoje também nós somos convocados a não deixar cair as palavras que recebemos, mas sim lançá-las nas eiras do mundo para que produzam muito fruto. Somos também profetas. Nossa palavra é a mesma que procede do Pai e tem a mesma vitalidade, pois são espírito e vida. Estamos, como eles, cheios do Espírito Santo e de Jesus. Os profetas viveram e falaram e nós continuamos a ser profetas anunciando com a vida, com gestos e com palavras. Não basta acolher a Palavra com alegria (Mt 13,20), é preciso produzir fruto, isto é, lançá-la à terra, para que produza mais fruto ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário