quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Deus amou de tal modo o mundo”.

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Origem da festa
          Celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz. A origem desta festa vem da Igreja Oriental. O imperador Constantino fizera construir uma basílica de 200 metros de comprimento sobre o Calvário e sobre o túmulo de onde Jesus ressuscitara. Chamava-se Anástasis, isto é, Ressurreição. A dedicação desta basílica se deu no dia 13 de setembro de 335. No dia seguinte convocou o povo para recordar o significado desta igreja, mostrando as relíquias da Cruz, que fora encontrada por sua mãe S. Helena, como se crê. Na basílica de Santa Sabina existe a primeira representação da cruz na porta de entrada. É um belo entalhe em madeira. É interessante que por todos os lados encontramos cruzes. Sempre está no altar para não se perder de vista que é da cruz que nos veio o remédio para o mal.
Por onde vem o mal?
          O mal entrou no mundo pelo pecado das pessoas. Deus não criou o mal. Fomos nós. Vemos na narração do livro dos Números (21,4-9) que o povo se revoltou contra Moisés e assim contra Deus porque estava se cansando da caminhada pelo deserto. Faltava de tudo E xingam até o alimento que lhes era dado vindo dos céus, o maná, taxando de alimento miserável. Eram realmente encardidos estes peregrinos. Surgiram então cobras que picavam e matavam. O povo pede perdão e Moisés intercede. Deus manda fazer uma serpente de bronze e colocá-la num poste. Todo aquele que fosse mordido e olhasse para ela, viveria. Uma digressão: tantos falam contra as imagens dos santos. E aí não é a imagem de pessoa, é a imagem de um animal que vai servir de mediador entre o Deus que cura e o envenenado. Esta serpente vai ser destruída quando Oséias fez uma purificação do culto (II Reis 18,4). Vemos então que o mal viera do orgulho de não aceitar os caminhos que Deus propunha: atravessar um deserto e chegar a uma terra prometida.
Por onde vem a cura
Moisés levanta a serpente no deserto para servir de antídoto às mordidas das serpentes venenosas. Deus, envia seu Filho ao mundo para curar o mesmo mal: o pecado da rejeição dos planos de Deus, o orgulho e a revolta contra seu amor. Sendo elevado na cruz, torna-se salvação a todos os que para Ele elevam os olhos com fé. Assim são salvos das mordidas venenosas da serpente infernal. Jesus não é crucificado porque Deus quer se vingar nEle de nossos pecados, mas porque nele dá o remédio para todos os nossos males.
Qual é o remédio

O remédio que o Pai oferece é o grande amor. “De tal modo Deus amou o mundo que deu seu Filho para que não morra aquele que nele crer” (Jo 3,16). O Filho Jesus, dando o grande exemplo de conformidade com o projeto amoroso do Pai, entrega-se ao mundo na maior humildade possível num ser humano e impensável em Deus: a escravidão. Por isso Deus o exaltou, diz a carta aos Filipenses 2,8. Nesta atitude do Filho temos a redenção. Por isso a Cruz é colocada em todos os lugares. Aquele que contempla Cristo e crê no seu amor encontra com Ele a exaltação, a ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário