segunda-feira, 15 de julho de 2024

EVANGELHO DO DIA 15 DE JULHO

Evangelho segundo São Mateus 10,34-42.11,1. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Não penseis que Eu vim trazer a paz à Terra. Não vim trazer a paz, mas a espada. De facto, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra, de maneira que os inimigos do homem são os de sua casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim. Quem encontrar a sua vida, há de perdê-la; e quem perder a sua vida por minha causa, há de encontrá-la. Quem vos recebe, a Mim recebe; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá recompensa de profeta; e quem recebe um justo por ele ser justo, receberá recompensa de justo. E se alguém der de beber, nem que seja um copo de água fresca, a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa». Depois de ter dado estas instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu dali, para ir ensinar e pregar nas cidades daquela gente.
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Vicente de Paulo 
(1581-1660) 
Presbítero, fundador de comunidades religiosas 
Conferência às Filhas da Caridade, 31/07/1934
Deus cuida daqueles que cuidam dos pobres 
Outra maneira de permanecerdes fiéis, minhas filhas, é desprendendo-vos na perfeição de pai, de mãe, de parentes e de amigos, de tal maneira que pertençais apenas a Deus. E, para terdes este grande bem, tendes de vos despojar de tudo e nada ter como próprio. Os apóstolos tinham este desprendimento. Por cada escudo, tereis cem; a Providência nunca vos faltará. Não tereis, pois, coragem para vos entregardes a Deus, que tanto pensa em vós? Não queirais reservar coisa alguma para vossa subsistência; confiai sempre na Providência. As riquezas podem faltar, em consequência daqueles acidentes que acontecem com frequência, mas os que desejam depender totalmente de Deus nunca viverão na pobreza. Não vos parece bom viver assim, minhas filhas? Que temos nós a temer? Deus prometeu que não faltará coisa alguma àqueles que cuidarem dos pobres. Minhas filhas, não preferis as promessas de Deus aos enganos do mundo? Deus obrigou-Se a prover a todas as nossas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário