No Martirológio Romano, as Santas Valéria, Zenaide, Círia e Márcia são comemoradas no dia 5 de junho. Estas mártires de Cesareia da Palestina sofreram muitas torturas que culminaram na sua gloriosa morte.
Os antigos Sinassários (*) relatam que Círia, Valéria e Márcia tendo conhecido a religião cristã deixaram o paganismo e depois de terem sido preparadas receberam o batismo. A adesão à Fé as transformou e passaram a viver em jejuns, orações e penitências.
Foram denunciadas durante uma das perseguições, processadas e condenadas à morte depois de vários suplícios. A época do martírio não consta dos relatos. Os Sinassários bizantinos ao contrário do que consta do Martirológio Romano, não indicam Santa Zenaide junto com estas três mártires, sendo ela indicada como fazendo parte de outro grupo de cinco mártires que não são as citadas acima. Santa Zenaide é recordada sozinha no dia 11 de outubro e no dia 5 de junho no célebre Calendário Marmóreo de Nápoles.
(*) Sinassário é o nome dado pelo Cristianismo oriental (Igrejas Católicas orientais, Igrejas Ortodoxas e Igrejas orientais antigas) a uma coleção de hagiografias assimiláveis ao Martirológio da Igreja latina.
Etimologia: Valéria significa “valente”, “forte”, "saudável" ou "cheia de saúde". Valéria tem origem a partir do latim da raiz valere, que quer dizer "ter saúde". Por extensão, o nome tem o significado "saudável” ou “cheia de saúde".
Nenhum comentário:
Postar um comentário