domingo, 30 de julho de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Um Salvador diferente”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Veio para os que eram seus
 
Quando celebramos o Natal temos diante de nós a figura maravilhosa de uma criança que nos encanta. O evangelho de João vai além da beleza plástica do momento e mostra a beleza Divina. João tocou o Verbo da Vida com as mãos (1Jo 1.1), por isso podia falar. Deus, em sua infinita bondade e criatividade quis salvar a humanidade. Para isso mandou o Filho. Fácil e bem organizado. O que significa Deus mandar o Filho ao mundo para salvar? Houve um despojamento total de Cristo que, não perdendo a Divindade, deixou tudo e se fez criancinha, da raça humana, de um povo determinado que Ele assumiu naquele momento da história. Jesus assumiu a vida de Redentor de tal modo que ninguém duvidasse que Ele era gente. Só a partir da Ressurreição é que sua divindade se tornou clara para os discípulos. Mesmo assim, só com a vinda do Espírito Santo é que assumirão totalmente que aquele Homem é Deus. Ele vem para os que eram seus e não impõe, espera que aceitem. Seus milagres, suas palavras vão aos poucos formando o coração para a profissão de fé. Leonardo Boff escreveu que os discípulos, vendo Jesus tão humano, chegaram à conclusão: “tão homem assim, só pode ser Deus”. Nosso Redentor assumiu a condição de salvador que, no sentido da lei de Deus, é aquele que se responsabiliza totalmente pelo seu parente próximo. Ele se fez nosso “goel”, parente responsável pela nossa libertação. Ele vem para os que eram seus numa atitude de quem escolhe estar de nossa parte. Por mais que a redenção seja a reparação, ela é amor. Os braços abertos do Filho são o abraço do Pai ao filho perdido que retorna à casa e recebe os bens perdidos 
Redenção é amor 
Deus ofereceu a redenção através do Filho. Ninguém merecia, “mas Deus dá prova do seu amor para conosco, pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores” (Rm 5,8). Ao correr da história, os teólogos procuraram muitos modos para explicar a Redenção. Muito simples: Deus nos redimiu porque nos ama. Por que chegou ao extremo da morte de Cruz? Santo Afonso responde: “Para que ninguém tivesse dúvida de seu amor total por nós”. Temos medo de nossos pecados e males porque tememos um castigo. S. Afonso diz que não precisamos ter medo, pois Jesus já pagou por nós a penitência por nossos males. Então, cabe a nós navegar nas águas da graça da redenção e deixar jorrar de nosso peito o mesmo amor com que Jesus nos salvou. 
Colaboradores da Redenção 
Os redentoristas, missionários que cuidam do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, como também do Santuário de Aparecida, celebram no 3º Domingo de Julho a festa de seu titular, o Santíssimo Redentor. O titular está sempre em campo. Atualmente são mais de 5.300 padres, irmãos e leigos que vivem com esse nome de redentoristas. Temos a missão de fazer conhecido Aquele que muito nos amou e por nós se entregou. A missão de Jesus Redentor é libertar dos males que nos prendem e nos por na comunhão de vida com o Pai. Tudo isso Ele fez através do amor. Deixou-nos um modelo a seguir, amar os mais abandonados e anunciar a Palavra para que todos tenham vida e a tenham em abundância. Não é uma missão exclusiva nossa. Todos os que se dedicam ao bem do povo de Deus são redentores com Cristo. É importante aumentar a força da redenção para que seja abundante.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JULHO DE 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário