sexta-feira, 24 de junho de 2022

EVANGELHO DO DIA 24 DE JUNHO

Evangelho segundo São Lucas 15,3-7. 
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus e aos escribas a seguinte parábola: « «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar? Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: "Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida". Eu vos digo: assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.
Tradução litúrgica da Bíblia 
Guilherme de Saint-Thierry(1085-1148)
Monge beneditino,depois cisterciense
Orações meditativas, n.º 8,6; SC 324
«Põe-na alegremente aos ombros» 
Por causa das minhas mãos, Senhor, que fizeram o que não deviam, as tuas mãos foram trespassadas por cravos e os teus pés pelos meus pés. Pelo desregramento da minha vista, os teus olhos adormeceram na morte, e os teus ouvidos pelo meu ouvido. A lança do soldado abriu o teu lado (cf Jo 19,34) para que por essa tua chaga escorressem todas as impurezas do meu coração há tanto tempo inflamado e corroído pela doença. Finalmente, Tu morreste para que eu vivesse; foste enterrado para eu poder ressuscitar. Tal é o doce abraço que dás à tua esposa; tal é o abraço do teu amor. Esse abraço, recebeu-o o ladrão na cruz, depois da sua confissão (cf Lc 23,42); recebeu-o Pedro, quando o seu Senhor olhou para ele enquanto ele O negava, e saiu a chorar (cf Lc 22,61-62). Muitos dos que Te crucificaram, convertidos a Ti depois da tua Paixão, fizeram aliança contigo (cf At 2,41) nesse abraço; quando abraçaste os publicanos e os pecadores, tornaste-Te seu amigo e conviveste com eles (cf Mt 9,10). Para onde levas os que abraças, Senhor, senão para o teu coração? O teu coração, Jesus, é esse doce manancial da tua divindade que está no teu íntimo, o vaso de ouro da alma, que ultrapassa todo o conhecimento (cf Heb 9,4). Bem-aventurados todos aqueles a quem o teu abraço atrai! Bem-aventurados aqueles que, fugindo para as profundezas, foram escondidos por Ti no segredo do teu coração, aqueles que levas aos ombros, ao abrigo dos males desta vida (cf Sl 31,21). Bem-aventurados aqueles que não têm outra esperança se não o calor e a proteção das tuas asas (cf Sl 90,4). A força dos teus ombros protege aqueles que escondes no fundo do teu coração (Lc 13,34), onde podem dormir tranquilamente. Uma doce espera os aguarda nesse abrigo de uma consciência santa, e da expectativa da recompensa que prometeste. A sua fraqueza não os faz desfalecer, nem nenhuma inquietude os faz murmurar (Sl 68,13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário