sexta-feira, 30 de abril de 2021

EVANGELHO DO DIA 30 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 14,1-6. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?». Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena(1347-1380) 
Terceira dominicana, 
doutora da Igreja, 
copadroeira da Europa 
 «O dom do Verbo encarnado»,capXI, n.º27 
Andar pelo caminho da verdade e da vida 
Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida; quem anda por Mim não caminha nas trevas, mas na luz» (Jo 14, 6; 8, 12). E, noutra passagem, a minha Verdade afirma que ninguém pode vir a Mim senão por Ele; e é realmente assim. Se bem te lembras, foi precisamente isso que te disse quando quis indicar-te o caminho. Portanto, se Ele diz que é o caminho, isso é a própria verdade, e eu mostrei-te que esse caminho tem forma de ponte. Ele também disse que é a verdade; e isso é bem real, pois é um só comigo, que sou a Verdade. Quem O segue anda, pois, no caminho da verdade e da vida. Quem segue esta verdade recebe a vida da graça e não pode morrer de fome, porque a verdade é o seu alimento. Também não pode andar nas trevas, porque Ele é a luz, sem mistura de mentira. Mais ainda, foi Ele que, pela verdade, confundiu e destruiu a mentira com a qual o demónio seduzira Eva. Por esta mentira, o caminho para o Céu tinha sido interrompido; mas a Verdade restabeleceu-o e cimentou-o com o seu sangue. Aqueles que andam por este caminho são filhos da verdade, pois seguem a verdade, passam pela porta da verdade, e encontram-se unidos, em Mim, Àquele que é o caminho e a porta, o meu Filho, Verdade Eterna e Oceano de Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário