Martirologia Romana (1956): Em Alexandria, Egito, Santa Teodora, uma virgem, e São Dídimo, um soldado romano que lutou para protegê-la, foram mártires († 304).
Etimologicamente: Teodora = "dom de Deus", vem da língua grega.
Etimologicamente: Didymus = "duplo, gêmeo, companheiro", vem da língua grega.
Curta biografia
Ambos foram martirizados em Alexandria em 304. Teodora queria permanecer virgem.
Mas as intenções do governador não eram as mesmas. Ele deu a ela três dias de reflexão antes que ela fosse condenada a viver em uma casa de prostituição.
O governador disse-lhe: “Você não sabe que as virgens consagradas que se recusam a fazer sacrifícios aos deuses pela vontade do imperador podem ser desonradas? Eu sei, respondeu Teodora, mas nunca farei sacrifícios aos deuses. Por favor, não desonre sua família.
Ela foi firme em sua decisão. Um soldado, Dídimo, que estava na audiência com o governador, foi dizer-lhe: "Eu sou o primeiro."
Uma vez que ficaram sozinhos, ele deu a ela seu uniforme de soldado e ela deu a ele o véu. Assim, ele foi capaz de escapar. Os dois foram perseguidos até serem encontrados.
Santo Ambrósio de Milão conta que Teodora compareceu ao tribunal para salvar Dimas. Mas a sorte já foi lançada. Os dois foram martirizados pelo terrível imperador Diocleciano.
Abandonaram-se a Cristo e dele tiraram a força necessária para morrer pela fé.
Parabéns a quem leva esses nomes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário