terça-feira, 27 de abril de 2021

EVANGELHO DO DIA 27 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 10,22-30. 
Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do Templo. Era inverno e Jesus passeava no templo, sob o Pórtico de Salomão. Então os judeus rodearam-no e disseram: «Até quando nos vais trazer em suspenso? Se és o Messias, diz-nos claramente». Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não acreditais. As obras que Eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de Mim. Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Simeão o Novo Teólogo(949-1022), 
monge grego 
Hino 21, 468s ; SC 174 
«Eu e o Pai somos um só» 
Enviado e vindo do Pai, o Verbo desceu e habitou, inteiro, nas entranhas da Virgem. Tal como inteiro estava no Pai e inteiro esteve nesse seio virginal, inteiro está no Todo, Ele, que não pode ser contido em coisa alguma. Permanecendo inalterado, assumiu a condição de escravo (cf Fil 2,7) e, incarnando neste mundo, tornou-Se homem em tudo. Como afirmar o que nem aos anjos pode ser explicado, nem aos arcanjos, nem a todos os seres criados? É algo que pensamos com verdade mas não podemos exprimir, nem o nosso espírito pode compreender na totalidade. Como, então, sendo Deus e homem, e homem-Deus, é Filho inteiro do Pai, de modo inseparável? Como Se tornou Filho da Virgem e foi dado à luz neste mundo, como permaneceu para nós impossível de ser contido? Remete-te ao silêncio perante tudo isto, pois, mesmo que quisesses falar, faltariam palavras ao teu espírito e à tua língua eloquente restaria a mudez. Glória a Ti, Pai, Filho e Espírito Santo, divindade inatingível para nós, indivisível na sua natureza. Nós Te adoramos no Espírito Santo, nós, os que possuímos o Espírito de Ti recebido. Vendo a tua glória, não Te procuramos sem pensar, mas é no teu Espírito que Te descobrimos, Pai ingerado, e ao teu Verbo, de Ti gerado. E assim, adoramos a Trindade una e sem mescla na sua única divindade, no seu poder e soberania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário