quinta-feira, 22 de abril de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Obra missionária da oração”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Orai sem cessar.
 
Jesus insiste na oração constante: “Orai sem cessar”, “Vigiai e orai”, “Batei e a porta será aberta”, “orai uns pelos outros”. Ele mesmo dá o testemunho desta oração freqüente que brotava do íntimo desejo de estar sempre em contato com o Pai. Ele sempre tinha uma oração nos lábios, sempre se encharcando de oração para que suas atitudes fossem sempre completas, feitas pelo Homem-Deus. Quando, na última ceia, faz sua oração, reza pelos seus: “É por eles que eu rezo (...) guarda-os no teu nome (...) Não rogo somente por eles, mas pelos que crerão em mim” (Jo 17,9.11). Sua oração é para que sejam um (Jo 17,21), isto é, sejam Igreja e continuem sua missão de ser o que Ele era, missionário do Pai. Cada um continua a missão de Jesus. Como Jesus rezava sempre, cada um precisa encontrar um modo de rezar sempre. Rezar sempre não é estar com um livro ou um terço na mão. É estar em contato com Jesus, que pelo seu Espírito, nos une ao Pai. Esta oração resume todos os modos de rezar, principalmente rezando pelos outros. Aí entra sua missão de ser orante. Rezem pela obra apostólica da Igreja, as missões as mais variadas que existem na Igreja. 
Os dedos que falam de Deus. 
Quando era menino, falava-se muito de rezar pelas missões e eram distribuídos terços com as cores dos diversos continentes para se rezar por suas missões: (branco -Europa, amarelo – Ásia, azul – Oceania, verdes – África e América, vermelhos – América). Fiz-me missionário redentorista e um dia fui para África onde trabalhei 3 anos. Quando você reza pelas missões, você é igualmente missionário. Seus dedos, correndo pelas contas de um rosário rezado pelas missões, falam com Deus pela principal obra da Igreja, a missão de fazer Jesus conhecido e amado. Quando você reza, seus lábios são tão preciosos para a salvação quanto os lábios e a voz de um pregador. Suas mãos constroem a Igreja. Quando se juntam em oração, sua força de oração sustenta a obra missionária de tantos lugares perdidos pelo mundo. Você nem os conhece. Imagine as aldeias perdidas nas montanhas do Vietnam, onde os cristãos ainda hoje são perseguidos pelo comunismo. Lembre-se das igrejas destruídas ou desabitadas da Rússia-Sibéria, onde há 80 anos esperam um sacerdote católico. Lá sofrem ainda a pressão do governo e da Igreja ortodoxa russa. Reze pelos cristãos que vivem no mundo muçulmano, onde não têm direito de construir uma Igreja. Rezem pelos cristãos da Nigéria que tem suas Igrejas queimadas. Rezem pela Igreja da Europa (Holanda-Bélgica) onde igrejas belíssimas são vendidas para serem transformadas em restaurantes. Sua oração chegará até lá. Por isso reze como puder e souber pelas missões e pela Igreja espalhada pelo mundo. 
Enviai, Senhor operários. 
Sua oração dirige-se igualmente para a obra das vocações da Igreja: sacerdotes, religiosos e leigos dedicados à evangelização. Por que Jesus manda pedir operários? Deus não sabe de nossa necessidade? Deus sabe do que precisamos, mas quer que tomemos parte profunda na vida da Igreja providenciando, através de nossa oração, da manutenção dos ministérios apostólicos. Quem reza pelas vocações, garante a sua.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM OUTUBRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário