quinta-feira, 29 de abril de 2021

EVANGELHO DO DIA 29 DE ABRIL

Evangelho segundo São Mateus 11,25-30. 
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena(1347-1380) 
Terceira dominicana, doutora da Igreja, 
copadroeira da Europa 
Diálogos, 167 
«Eu Te bendigo,ó Pai,Senhor do Céu
 e da Terra,
porque escondeste estas verdades
 aos sábios e inteligentes
e as revelaste  aos pequeninos» 
Tu, Trindade eterna, és como um oceano profundo: quanto mais procuro, mais Te encontro; quanto mais encontro, mais Te procuro. Tu sacias-nos insaciavelmente a alma, pois, nas tuas profundezas, sacias de tal modo a nossa alma que ela permanece indigente e faminta, continuando a aspirar e a desejar ver-Te na tua luz (cf Sl 35,10), ó Trindade eterna. Provei e vi com a luz da minha inteligência e na tua luz, Trindade eterna, a imensidão das tuas profundezas e a beleza das tuas criaturas. Vi então que, revestindo-me de Ti, me tornaria tua imagem (cf Gn 1,27), porque Tu me dás, ó Pai eterno, uma participação no teu poder e na tua sabedoria, nessa sabedoria que é o atributo do teu Filho unigénito. E o Espírito Santo, que procede de Ti, Pai, e do teu Filho, concedeu-me a vontade que me tornou capaz de amar. Porque Tu, eterna Trindade, és o Criador, e eu a criatura. Deste modo, iluminada por Ti na nova criação que fizeste de mim pelo sangue do teu Filho unigénito, soube que foste tomado de amor pela beleza da tua criatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário