segunda-feira, 19 de novembro de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Serão consolados”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
50 ANOS CONSAGRADO
2118. Prazer acima de tudo
           O país das lágrimas tem muitos habitantes. O Papa Francisco, continuando sua reflexão sobre as bem-aventuranças como caminho de santidade, retoma mais um tema da santidade: “Felizes os que choram, porque serão consolados” (Mt 5,4). O mundo procura esconder os sofrimentos e as lágrimas. Querem o riso e a alegria do ter, do poder e do prazer. Não percebem que ter, prazer e poder provoca muito sofrimento e muita lágrima. São os pecados dos três poderes: o ter, o prazer e o poder. A busca do gozo, da alegria e do prazer usa o poder e as riquezas. As pessoas têm medo da dor e da desgraça. O caminho da cruz não é reconhecido. O sofrimento não faz parte da vida espiritual das pessoas, principalmente de certos movimentos religiosos. Confundem ter problemas com falta de vida espiritual. Pensam que ser cristão é não ter problemas. Não percebem que vida cristã é felicidade com problema e dores. Jesus dizia: “Devo receber um batismo (sua morte) e, como me angustio até que seja consumado!” (Lc 12,50). Diz o Papa Francisco: “Quem é do mundo ignora quando há problemas de doença ou aflição na família ou ao seu redor. O mundo não quer chorar: prefere ignorar as situações dolorosas, cobri-las, escondê-las. Gastam-se muitas energias para escapar das situações onde está presente o sofrimento, julgando que é possível dissimular a realidade, onde nunca, nunca, pode faltar a cruz” (GE 75). O sofrimento não é entendido pelos cristãos que o veem como castigo. Até dizem: “Por que acontece isso comigo que fiz tanta coisa boa”? “Que adiantou rezar se não consegui o milagre”. Outros se colocam como juízes e dizem: “Você não rezou bem”. 
2119. A dor que não fere o coração
            A dor, assumida como Jesus o fez em sua paixão, não fere o coração. A alma que vive a fé conhece os males do mundo e chora por eles. Tem capacidade de chorar com as pessoas (GE 75). “Esta pessoa sente que o outro é carne da sua carne, não teme aproximar-se até tocar a sua ferida, compadece-se até sentir que as distâncias são superadas. Assim é possível acolher aquela exortação de São Paulo: ‘Chorai com os que choram’ (Rm 12,15). A pessoa consolada com a consolação de Jesus é capaz de descobrir que a vida tem sentido socorrendo o outro na sua aflição, compreendendo a angústia alheia, aliviando os outros” (GE 75). Chorar é deixar que não somente nossa razão conheça as realidades dolorosas, mas deixar que o coração possa sentir junto, participando da mesma dor. Não sentindo a mesma dor, mas ter o coração capaz de captar a dor do semelhante e assumi-la como sua, não para tê-la, mas para libertá-lo de não sofrer sem que o Consolador esteja junto. Jesus se encarnou porque agiu assim. “Ele assumiu nossas dores” (Mt 8,17 – Is 53,4). Cristo sofreu e, como consolador, assumiu o que somos para nos indicar o caminho da superação: “Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice, contudo não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26, 39). A consolação de Jesus é a certeza que o Pai assim o quer. Esse é o sentido do Anjo que O consola (Lc 22,43). Chora com os que choram.
2120. Consolação espiritual
                Quem, vendo os sofrimentos e, se deixa trespassar pela aflição e chora no seu coração, é capaz de alcançar as profundezas da vida e ser autenticamente feliz. Esse é consolado, mas com a consolação de Jesus e não com a do mundo. Assim pode ter a coragem de compartilhar o sofrimento alheio, e deixar de fugir das situações dolorosas”. Assim conclui o Papa Francisco. Saber chorar com os outros: isto é santidade. (GE 76). Diversamente é a consolação espiritual de um gozo místico, no prazer de estar com Deus. É preciso ser como Jesus que também vivia essa dimensão, mas para Ele, era fundamental unir sua vida ao sofrimento de cada filho de Deus. Sem isso, pode ser uma ilusão.
https://refletindo-textos-homilias.blogspot.com/
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário