quinta-feira, 26 de maio de 2016

Homilia da Festa do Ssmo Sacramento

     
PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
      MINHA CARNE É VERDADEIRA COMIDA
E MEU SANGUE VERDADEIRA BEBIDA
A Eucaristia foi sempre o centro da comunidade cristã. Foi igualmente motivo de muito conforto para o povo de Deus que sempre a cercou com tanto carinho e devoção. A partir do século VIII, e sobretudo no século XIII, multiplicam-se os “milagres” da Eucaristia. Aparecem igualmente as heresias que negam a presença de Jesus na Hóstia consagrada. O Papa Urbano IV em 1264 instituiu a festa do Corpo de Cristo. Como o povo se afastara da comunhão na missa e se fixou mais na adoração da Hóstia Santa, o culto eucarístico teve um grande desenvolvimento, o que não acontecera nos mil anos anteriores. Houve muita beleza, esplendor, louvor e fé na Eucaristia. Houve também um desequilíbrio entre a celebração da missa e a adoração. Com o Concílio Vaticano II, recuperou-se a dimensão da celebração. No momento atual, sentimos um crescimento na atenção à celebração eucarística, como também se recupera o sentido da adoração. Mas, exagera-se um pouco na mistura de celebração eucarística e adoração pessoal ou comunitária. Não são realidades que se opõem, mas possuem uma estrutura diferente. É uma alerta para não misturarmos e para darmos a cada momento, seu valor próprio.

“Quem come a minha carne e bebe meu sangue, permanece em mim e eu nele”(Jo.6,57). Estas palavras de Jesus dão uma dimensão da Eucaristia que explica porque Jesus diz que sua carne é verdadeira comida e seu sangue é verdadeira bebida. A finalidade do alimento é dar vida. Ele dá vida e transforma-nos em sua vida. Surge uma união profunda do ser de Cristo com nosso ser. No Antigo Testamento vimos como Deus, no caminho da libertação, alimenta o povo no deserto com o pão vindo do céu, o maná. Deus sacia o seu povo com o melhor alimento. Jesus, dá o verdadeiro pão do Céu e a verdadeira bebida, seu Corpo e Sangue. Ele diz: “quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna”. Jesus é o “Pão vivo que desceu do Céu”. “O pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo”. Onde encontramos este pão e este vinho? Na Eucaristia, pelos sinais sacramentais na celebração, o Espírito faz, do pão, Corpo do Senhor e do vinho, Sangue do Senhor. Assim nos alimentamos e temos em nós a presença corporal de Jesus.

 Há ainda um problema que me parece sério dentro de todas as riquezas da Eucaristia: a presença de Jesus em nós a partir da comunhão. Há interesse de ir à missa e comungar. Depois, tendo a Eucaristia em nós queremos tocar o ostensório, como se fosse um Jesus mais forte. Mas Ele está em mim realizando a permanente transformação Nele. É preciso valorizar esta presença através do diálogo pessoal, fora da celebração, lá em casa, no trabalho. É preciso vê-lo presente e atuante no outro. É preciso, ir à missa, ir adorar Jesus, mas é necessário estar unido a Ele nesta permanente presença em nós, com a qual Ele nos transforma.

(Leituras: Deuteronômio 8,2-3.14b-16;1 Coríntios 10,16-17; João 6, 51-58) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário