Evangelho segundo S. Marcos 11,27-33.
Naquele
tempo, Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Quando Ele andava no
templo, aproximaram-se os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos,
que Lhe perguntaram: «Com que autoridade fazes isto? Quem Te deu autoridade
para o fazeres?». Jesus respondeu: «Vou fazer-vos só uma pergunta.
Respondei-Me e Eu vos direi com que autoridade faço isto. O batismo de João
era do Céu ou dos homens? Respondei-Me». Eles começaram a discorrer, dizendo
entre si: «Se dissermos: ‘É do Céu’, Ele dirá: ‘Então porque não acreditastes
nele?’. Vamos dizer-Lhe que é dos homens?». Mas eles temiam a multidão, pois
todos pensavam que João era realmente um profeta. Então responderam: «Não
sabemos». Disse-lhes Jesus: «Também Eu não vos digo com que autoridade faço
isto».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos
Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Santo Atanásio (295-373), bispo de Alexandria, doutor da Igreja
Discurso contra os Arianos, 2, 78-79
«Quem Te deu autoridade para o fazeres?»
A sabedoria pessoal de Deus, o seu único
Filho, criou e realizou todas as coisas. Com efeito, diz o salmo: «Tudo fizeste
com sabedoria» (103,24). [...] Tal como o nosso discurso humano é imagem desta
Palavra que é o Filho de Deus (cf Jo 1,1), assim também a nossa sabedoria é
imagem desta Palavra que é a Sabedoria em pessoa. Porque temos nela a capacidade
de conhecer e de pensar, somos capazes de receber a Sabedoria criadora, por meio
da qual podemos conhecer o Pai. «Porque aquele que tem o Filho tem também o Pai»
(1Jo 2,23), e ainda: «Aquele que Me recebe, recebe Aquele que Me enviou» (Mt
10,40). [...]
«Pois já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu
a Deus na Sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da
pregação» (1Cor 1,21). Ora, Deus já não quer, como nos tempos antigos, ser
conhecido por meio de imagens e sombras da Sabedoria, mas quis que a verdadeira
Sabedoria em pessoa adotasse carne, Se tornasse homem e sofresse a morte de
cruz, para que no futuro todos os crentes possam ser salvos pela fé nesta
Sabedoria encarnada.
É portanto ela que é a Sabedoria de Deus.
Anteriormente, era conhecida pela sua imagem introduzida nas coisas criadas
[...], e desta forma dava a conhecer o Pai. Mas depois Ela, que é a Palavra,
tornou-Se carne, como diz São João (1,14). E, após ter «destruído a morte» (1Cor
15,26) e salvado a humanidade, manifestou-Se a Si mesma de forma mais clara e,
por Si mesma, manifestou o Pai. Razão pela qual pôde dizer: «Que Te conheçam a
Ti, o único Deus verdadeiro, e Aquele que enviaste, Jesus Cristo» (Jo 17,3). A
terra inteira ficou portanto cheia do seu conhecimento. Porque só há um
conhecimento: o do Pai por meio do Filho, e o do Filho a partir do Pai. O Pai
põe a sua alegria nele, e o Filho regozija-Se com a mesma alegria no Pai, como
está dito: «Eu era o seu encanto todos os dias, e brincava o tempo todo na sua
presença» (Prov 8,30).
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