PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR |
Domingos foi um jovem puro, nobre e conciliador. Certa ocasião dois meninos tiveram violenta discussão, porque um deles havia insultado a família do outro. O menino ofendido prometeu lavar a honra, desafiando o adversário para um duelo. Ambos aceitaram e marcaram o dia. Naquele tempo o duelo era a solução para se "lavar a honra". Os adultos duelavam-se com a espada, e as crianças, com pedras. Ao saber disso, Domingos tentou dissuadi-los. Estavam irredutíveis, porém. Conseguiu ao menos que o deixassem ser o árbitro da questão. No dia combinado dirigiram-se para o local. Cada qual havia ajuntado e colocado um monte de pedras junto dos pés. Postados a vinte metros um do outro, ambos se encaravam com dureza.
Quando pegaram a primeira pedra e olharam para Domingos, aguardando o sinal para começar, este colocou-se no meio com um crucifixo na mão e disse a um deles:
- Pode começar.
- Saia primeiro da frente. Você poderá machucar-se.
- Não! Você vai ter que acertar em mim a primeira pedra, dizendo bem alto: "Cristo morreu perdoando. Mas eu não quero perdoar".
Nenhum dos dois teve coragem de começar. Então Domingos incitou-os a se perdoarem mutuamente. Deram-se as mãos e se abraçaram. Abraçados com ele abandonaram o campo da vingança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário