quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Anunciar o que viu e ouviu”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
136. Palavra é missão
            A Palavra de Deus nos é comunicada para conhecê-lO e conhecer seu plano a respeito de nós e do mundo. A comunicação da Palavra é uma missão que nos foi confiada. Isaias diz que a Palavra é como a chuva que cai do céu e não volta sem antes ter realizado aquilo para que foi enviada (Is 55,10). Ela tem uma energia transformadora. Não é um som ou uma letra. A Palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4,12). Quando a Palavra nos é transmitida, tem uma finalidade e uma missão a ser realizada.  É uma comunicação da vontade de Deus. Acolhendo a Palavra, como Palavra de Deus que ela é, acolhemos também sua missão. Como Jesus, Verbo – Palavra – do Pai, chamava para si os discípulos com a estarem com Ele e serem enviados a anunciar, também nós, ao recebermos a Palavra somos também enviados a anunciar. Quando não somos dispostos em anunciar o Evangelho é porque não o acolhemos como se deve. Quando transmitimos a Palavra, nós a transmitimos com a energia transformadora que ela possui. Mesmo que não sejamos tão bons quanto poderíamos ou deveríamos, ela não perde seu valor e sua força. Temos receio de falar porque não vivemos bem a mensagem da Palavra que anunciamos. Mas a força não está em nós mas na Palavra. Somos os primeiros ouvintes da Palavra que anunciamos. Ela nos converte o coração. A missão é a transformação do mundo para que seja conduzido por Deus. Somos continuadores da missão de Jesus. Ele, unido a nós, continua sua missão.
137. Anunciar sempre
            Paulo insiste com Timóteo:  “Eu te conjuro, proclama a Palavra, insiste a tempo e fora de, refuta, ameaça exorta com paciência e doutrina (...) E tu, porém, faze o trabalho de um bom evangelista” (2Tm 4). A Palavra deve ser sempre proclamada, como diz Jesus, sobre os telhados (Mt 10,27). Jeremias recebe a ordem de anunciar. E se tiver medo, Deus vai lhe fazer ter medo dos adversários (Jr 1,17). Todo o tempo é oportuno para o anúncio da Palavra. Podemos afirmar que o mundo tem sede da verdade e é aberto a ouvir, sobretudo quando são palavras de vida e não só ideologias distantes do Evangelho. A transmissão da Palavra, acompanhada do testemunho de vida, tem maior credibilidade e será coroada de transformação, milagres que a confirmarão (Mc 16,17). O anúncio da Palavra deve estar presente por onde quer que o cristão passe. Paulo diz que a fé vem pelo ouvido (Rm 10,17), anunciar a Palavra é fundamental. É o caminho.
138.Anunciar por todos os meios

            Jesus usava tantos meios para anunciar! Usava os recursos literários de então. Assim fizeram os apóstolos. Pedro e Paulo vão ao centro do mundo. Imaginemos a TV, o Rádio, o computador nas mãos de Paulo e de tantos outros santos! Com tantos meios à mão, nós, o que fazemos? O mal que pode produzir indica que poderão fazer muito bem se os usarmos para o bem. Contudo, o fundamental é o contato pessoal, corpo a corpo. Jesus falava às multidões, mas falava também em particular no pequeno grupo dos discípulos e mesmo individualmente. Jamais é perder tempo. Nossos textos de Refletindo a Palavra querem responder a essa necessidade de evangelizar corpo a corpo. Vamos levá-lo adiante. Colabore com sua crítica construtiva e oração. A Palavra é viva e eficaz. Ela tem a força de Deus. João Paulo II fala dos novos areópagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário