quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

São Vicelino, Bispo de Oldenburg

Vicelino nasceu em Hameln. Durante a sua juventude, conheceu Norberto de Xantes, descobriu sua vocação e foi ordenado sacerdote em 1126. Trabalhou pela conversão dos Vagri, um povo pagão do norte da Alemanha. Fundou, em Neumünster, uma comunidade de Cônegos Regulares Agostinianos. 
† 12 de dezembro de 1154 
Martirológio Romano: Em Neumünster, na Alsácia, na Alemanha, aniversário da morte de São Vicelíno, bispo de Oldemburgo, que se dedicou com grande empenho à evangelização dos eslavos. 
Vicelino nasceu por volta de 1090 no palácio real de Hameln, no Weser, filho de pais que não eram nobres, mas ricos. Ele logo ficou sob a influência das aspirações políticas e espirituais conflitantes de seu tempo e por esta razão sua vida apresenta lados sombrios e oscilantes. Ele teve uma juventude difícil, tendo perdido os pais cedo e não se destacando na escola. No entanto, foi um julgamento negativo sobre ele que deu origem à sua aspiração de se tornar professor, que foi coroada em 1120, quando se tornou chefe da escola episcopal em Paderborn, Bremen e depois em Laon. Em Laon, Vicelino aderiu à reforma sob a influência de Norberto de Xantes, fundador dos Cânones Regulares Premonstratenses, decidindo pela vida ascética e pelo sacerdócio. Norberto acolheu-o na sua comunidade e no final do outono de 1126 ordenou-o sacerdote, sem, no entanto, Vicelino se tornar premonstratense. Recebeu de Norberto o estímulo para a missão de converter os Vagris do norte da Alemanha, também chamados de Vendi, hostis aos alemães e à sua religião. Por isso, junto com Tetmàro, cantor da igreja de Bremen, foi para Holstein e comprou uma fazenda perto de Wippendorf, também chamada Faldera, e ali construiu um mosteiro que chamou de Neumunster, convocando-o para uma comunidade de Cônegos Regulares Agostinianos. Em 1134, graças à ajuda do imperador cristão Lothair, Vicelinus tinha um castelo bem fortificado e um mosteiro com uma igreja construída em uma alta montanha em Vagria chamada "Monte da Vitória" (na língua alemã "Segerberg") por Lothair ele mesmo e chama você de alguns cânones de Neumunster. As revoltas Vagri de 1137 e 1147 destruíram tudo, exceto Neumunster. Em 1149, Vicelino foi consagrado bispo em Oldenburg, em torno do qual pôde continuar a conversão dos Wends. Devido aos seus muitos esforços e preocupações, ele teve um ataque cardíaco em 1152 que paralisou todo o seu lado direito e a língua. Ele foi curado em Neumunster, onde era reitor desde 1142, e era levado ao ofício divino todos os dias, apesar das dores terríveis. Ele morreu em 12 de dezembro de 1154. 
Fonte: Biblioteca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário