terça-feira, 1 de novembro de 2022

São Cesário (Cesareo) de Terracina Mártir - 1 de Novembro

No dia em que a Igreja comemora Todos os Santos, eis a história de Cesário, ligada ao Monte Palatino Romano. Quando a sede do Império foi transferida de Roma, o Monte Palatino, anteriormente habitado pelo imperador e sua família, permaneceu vago. Com o tempo o local tornou-se um importante centro religioso cristão. Pelo menos duas igrejas foram construídas: uma delas, em vez de ser dedicada a um mártir romano, foi dedicada a Cesário, mártir de Terracina, que gozou de certa celebridade nos séculos do Baixo Império e início da Idade Média. A escolha talvez se deva ao nome: Cesário, na verdade, deriva de César, e César era o nome dos imperadores romanos. O Monte Palatino abrigava o palácio dos Césares e, na tradição pagã, os Césares eram divinizados, tornando-se objeto de culto público. Mas o cristianismo revolucionou tudo: Cesário, não Cesare; Santo cristão, não imperador deificado, mas testemunha de Cristo; não um homem que se tornou um ídolo, mas um mártir por sua fé.(Futuro) 
Emblema: Palma 
Martirológio romano: Em Terracina, na costa do Lácio, São Cesário, mártir.
Cesário di Terracina é uma figura histórica fora de questão: temos certeza de que ele morreu na época das perseguições. Se a historicidade do mártir é certa, sua biografia é antes confiada a uma Passio que chegou até nós segundo quatro edições: “minima, parva, maior, maxima”, elaborada nos séculos compreendidos no primeiro milênio. Cesário nasceu no norte da África, precisamente em Cartago, por volta de 85 dC. C.. Era filho de um mercenário e de uma nobre que, segundo a tradição, descendia da "Gens Julia", a renomada família Giulia. Os pais decidiram chamá-lo de Cesário para demonstrar sua devoção e pertencimento ao imperador, também chamado de César. Seus ancestrais se estabeleceram em Cartago durante a reorganização dos territórios africanos por Júlio César, que nessa cidade fundou uma colônia romana na qual os cidadãos romanos aliados à pátria se mudaram e, portanto, sob o controle de Roma. Sua família se converteu ao cristianismo devido à pregação fervorosa dos apóstolos de Jesus na região. O jovem Cesário, depois de compreender o conteúdo da doutrina cristã, ficou muito fascinado pela figura de Jesus e sua mensagem de salvação. Querendo tornar-se um com Cristo, fez o voto do diaconado. Apoiado por esta fé, para grande espanto dos pais, renunciou ao seu património e dedicou-se à evangelização. Passada a fase da adolescência, Cesário decidiu partir, com os companheiros, para Roma, onde o cristianismo era uma religião ilícita punível com as penas máximas. No entanto, o navio naufragou - devido a uma tempestade furiosa - nas costas de Terracina, cidade localizada no interior da Pontina, a cerca de cem quilômetros de Roma. Cesário decidiu parar nesta cidade porque estava fortemente impressionado com a distância entre ricos e pobres: os doentes, os oprimidos e moribundos eram deixados nas periferias da cidade, enquanto no interior a nobreza vivia no luxo mais desenfreado. Cesário permaneceu escondido na cidade, na casa de um cristão, o monge Eusébio, servo de Deus: foi acolhido na comunidade cristã formada por Epafrodito, escravo de origem grega, primeiro bispo de Terracina em meados do primeiro século. d. C.. Cesário e seu mestre espiritual, o presbítero Giuliano, iniciaram seu trabalho de evangelização em Terracina: centraram sua missão na pregação, na conversão e na formação de comunidades cristãs. O imperador romano Marcus Ulpius Nerva Traiano, que reinou de 98 a 117 d.C., perseguiu os cristãos: ordenou punir quem se recusasse a sacrificar aos ídolos. Segundo a tradição, naquela época havia em Terracina um pontífice chamado Firmino, sacerdote dos falsos deuses. Ele aproveitou o estado de ignorância em que seus cidadãos estavam imersos sobre o verdadeiro Deus para convencer muitos jovens a se tornarem famosos com uma ação corajosa e sangrenta: em 1º de janeiro era costume celebrar uma festa em homenagem a Apolo, durante a qual um jovem, o mais belo e nobre da cidade, teve que se sacrificar para obter a salvação do estado e dos imperadores. O costume antigo era cuidar do filhote por seis ou oito meses, alimentando-o com comidas deliciosas e realizando todos os seus desejos, mas no final desse tempo - depois de ser adornado com armas magníficas e montado em um cavalo ricamente arreado - ele teve que subir ao topo da montanha que domina a cidade e correr para o mar para garantir ao seu nome fama e glória imortal. Seu corpo foi posteriormente queimado e suas cinzas foram preservadas com grande honra no templo de Apolo. Naquele ano o jovem destinado ao sacrifício humano chamava-se Luciano. Quando Cesário viu Luciano pela primeira vez, perguntou a seus concidadãos o que significava todo esse esplendor de que estava cercado, e conseguiu conhecer a história dessa antiga tradição, indignou-se com essa barbárie. Chegados em 1º de janeiro, as autoridades, os sacerdotes pagãos e os fiéis se reuniram no templo de Apolo para iniciar os ritos: Luciano sacrificou uma porca pela salvação da cidade e de seus habitantes. Começou então a procissão que serpenteava, com lenta solenidade, em direção à montanha. Apesar das várias tentativas de Cesário para impedir esse crime, os ritos bárbaros foram realizados: Luciano, montado a cavalo, subiu ao topo do morro; ele se jogou no vazio com o cavalo recalcitrante e, batendo nas rochas, pereceu nas ondas junto com sua montaria. Após esta visão chocante, Cesário gritou: “Ai do Estado e dos príncipes que se alegram com os sofrimentos e se alimentam de sangue! Por que vocês devem perder suas almas por suas imposturas e ser seduzidos pelos artifícios do diabo?” O falso pontífice Firmino - depois de ouvir estas palavras do diácono - ordenou que ficasse calado, mandou prendê-lo pelos guardas de Terracina e levá-lo para a prisão pública perto do Fórum Emiliano. Oito dias após a prisão de Cesário, Lussurio, o primeiro cidadão de Terracina, e o pontífice Firmino trouxeram o cônsul Leonzio (Consularis Campaniae), então na cidade de Fondi, para iniciar o julgamento e julgar o jovem. Quando o cônsul chegou, os guardas levaram o diácono Cesário ao Fórum Emiliano; o magistrado limitava-se simplesmente a verificar a condição de cristão e a recusa de adorar os deuses. Leôncio decidiu trazer Cesário em frente ao templo de Apolo para ordenar que sacrificasse aos deuses: se ele tivesse negado sua fé cristã e tornado isso evidente, oferecendo orações e incenso aos deuses pagãos, ele teria sido perdoado com base de seu arrependimento e deixado em liberdade. Cesário foi amarrado à carruagem de Leôncio e, assim que se aproximaram do templo, o diácono, cercado por soldados, exclamou uma oração, após o que o templo desmoronou subitamente e o Papa Firmino morreu sob suas ruínas. ao oferecer orações e incenso a divindades pagãs, ele seria perdoado com base em seu arrependimento e libertado. Cesário foi amarrado à carruagem de Leôncio e, assim que se aproximaram do templo, o diácono, cercado por soldados, exclamou uma oração, após o que o templo desmoronou subitamente e o Papa Firmino morreu sob suas ruínas. ao oferecer orações e incenso a divindades pagãs, ele seria perdoado com base em seu arrependimento e libertado. Cesário foi amarrado à carruagem de Leôncio e, assim que se aproximaram do templo, o diácono, cercado por soldados, exclamou uma oração, após o que o templo desmoronou subitamente e o Papa Firmino morreu sob suas ruínas. Quando Lussurio soube deste acontecimento sobrenatural, dirigiu-se imediatamente a Terracina para consultar o tipo de castigo a infligir ao jovem diácono. Todo o povo foi convocado ao templo de Apolo e Cesário tentou explicar aos presentes a falsidade de sua religião que proporcionava a salvação de sua pátria através do derramamento de sangue humano. Todo o povo gritava: "É um homem virtuoso, e o que nos propõe está certo" e então Lussurio mandou levá-lo de volta ao cárcere, onde ficou um ano e um dia. Depois de um ano, o cônsul decidiu levar o acusado novamente ao Forum civitatis Terracinae: Cesário saiu da prisão emaciado pelo sofrimento da fome e despido de suas roupas, mas coberto por seus longos cabelos. Quando foi trazido para o centro do buraco, ele pediu aos guardas que afrouxassem suas correntes e imediatamente caiu no chão, adorando o Senhor implorando-lhe que mostrasse Sua misericórdia. Nesse momento uma luz celestial apareceu e iluminou todo o corpo do jovem diácono. Vendo isso, o cônsul Leôncio gritou em voz alta: "O Deus que prega Cesário é verdadeiramente o Senhor Todo-Poderoso". Atirou-se aos pés do diácono, tirou as chlamys, vestiu Cesário e implorou-lhe, diante de todo o povo, que o batizasse. Cesário tomou a água e batizou Leôncio em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, enquanto o presbítero Juliano – que ali estava presente – lhe administrava o Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo. Depois de receber esses sacramentos, Juliano recitou uma oração sobre sua cabeça, após a qual Leôncio morreu. No mesmo dia do enterro de Leonzio, Lussurio mandou prender o presbítero Giuliano e pronunciou a sentença de morte: ordenou que Cesário e Giuliano fossem encerrados num saco e lançados ao mar. Três dias depois - pouco antes de ser condenado - Cesário disse a Lussurio: "A água em que fui regenerado me receberá como seu filho que nela encontrou um segundo nascimento: hoje ele me fará mártir com Giuliano, meu Pai. , que uma vez me fez um cristão. Quanto a ti, Lussurio, hoje morrerás com uma picada de cobra, para que todos os países saibam que Deus vingará o sangue dos seus servos, e das virgens que fizeste perecer nas chamas”. Era 1º de novembro do ano 107 d.C.: os condenados foram encerrados em um saco e, segundo a tradição, caíram do alto do pináculo do "Pisco Montano" no mar, onde morreram sufocados. No mesmo dia do martírio, as ondas trouxeram os corpos de Cesário e Giuliano de volta à praia, onde foram encontrados junto ao de Lussurio; então a profecia do diácono se tornou realidade. Após a execução da sentença de nossos mártires, o prefeito estava de fato a caminho de sua casa de campo, onde queria jantar, e primeiro tomou a estrada que corria ao longo da praia; ao passar debaixo de uma árvore, uma cobra caiu de costas e escorregou entre seu pescoço e sua túnica, lacerou seus quadris com mordidas cruéis e, através de seu peito, penetrou em seu coração, injetando veneno em seu corpo. O infeliz caiu e seu corpo inchou horrivelmente, mas antes de morrer viu os anjos do céu acolhendo as almas de Cesário e Giuliano. Parte dos restos de S. Em 2009 Dom Michelangelo Giannotti, Vigário Geral da Arquidiocese de Lucca, encontrou 6 ossos do Santo na Basílica de S. Frediano em Lucca.
Autor: G. Guida Santos 
CESARIO e GIULIANO, mártires de TERRACINA. 
São comemorados no dia 10 de novembro, com um elogio retirado da fabulosa passio, no Martirológio Romano e no Gerônimo. Neste último, então, apenas Cesário é lembrado em 21 de abril, mas é provavelmente, segundo a opinião de Duchesne, o aniversário da dedicação de um oratório em homenagem ao mártir, construído em Roma no Monte Palatino, cuja existência é já atestado na época de s. Gregório Magno. O verdadeiro dies natalis, no entanto, é 1º de novembro, pois neste dia a festa de Cesário também é lembrada pelos Sacramentários Gregorianos e Gelasianos de São Galo. Entre os gregos, no entanto, os dois santos são comemorados em 7 de outubro. A sua paixão chegou até nós em quatro edições, das quais a mais antiga pode remontar ao séc. V ou VI, mas que pertence ao gênero das lendas épicas, sem qualquer valor histórico, e em que se agrupam alguns santos que nada têm em comum além da proximidade cronológica da comemoração nos martirólogos. De fato, o único mártir autêntico de Terracina é o único Cesário, pois tanto Juliano quanto os outros personagens ali mencionados pertencem a outras Igrejas e são desconhecidos das fontes hagiográficas locais mais antigas. Cesário certamente pereceu durante o período de perseguições, mas nada se sabe com certeza sobre ele. Seu culto foi, no entanto, muito difundido e florescente na antiguidade, de fato, era venerado em Roma desde o século. V bem no lugar mais importante da cidade, o Palatino, como atesta o Liber Pontificalis e depois outras igrejas e mosteiros também foram dedicados a ele. Em seu sepulcro, então, colocado ao longo da Via Appia, foi erguida uma basílica à qual o Papa Leão IV (847-55 ofereceu presentes. Segundo a passio, Cesário era diácono e africano. Chegando a Terracina, na época do imperador Cláudio, ele se depara com um jovem chamado Luciano, destinado a ser sacrificado aos deuses na festa de 1º de janeiro. Cesário protesta por essa barbárie com o padre pagão Firmino, encarregado do sacrifício humano, que em resposta o prende. Levado à corte do consular Leonzio, Cesário é obrigado a sacrificar a Apolo, mas, ao ser conduzido ao templo, cai, esmagando Firmino. Cesário é então encarcerado e passado um mês é levado ao Fórum para ser julgado; de repente o consular Leonzio se converte e depois de ter recebido os sacramentos do presbítero Giuliano, ele morre. Em seguida, assume um certo Lussurio, o primeiro cidadão do lugar, que condena Cesário e Giuliano a serem lançados ao mar num saco. Os corpos dos dois mártires voltam à praia e são enterrados pelo monge Eusébio. Este último permanece para rezar em seu túmulo, onde muitos convergem e são batizados pelo presbítero Félix. Mas Eusébio e Felice são presos por Leonzio, filho do consular convertido, que os decapita e joga em um rio. Os seus corpos são recolhidos e enterrados junto ao túmulo de Cesário pelo presbítero Quarto da Cápua que por ali passou. fazendo-os decapitados e jogados em um rio. Os seus corpos são recolhidos e enterrados junto ao túmulo de Cesário pelo presbítero Quarto da Cápua que por ali passou. fazendo-os decapitados e jogados em um rio. Os seus corpos são recolhidos e enterrados junto ao túmulo de Cesário pelo presbítero Quarto da Cápua que por ali passou. Além de ser o protagonista dessa paixão, Cesário também aparece na dos ss. Nereo e Achilleo, porque ele teria cuidado do enterro das virgens Teodora e Eufrosina, amigas de Domitilla, que morreram em Terracina.
Autor: Agostino Amor 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

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