Crisógono, chamado de mártir do Martirológio Geronimiano, também aparece como bispo de Aquileia no relacionado catálogo episcopal. Da Passio (século V) de S. Anastasia de Sirmium sabemos que: "Diocleciano mandou levá-lo ao local chamado Aquas Gradatas e decapitá-lo ali", provavelmente aqui foi enterrado, conforme documentado por um sarcófago do século XVI . IV, existente em S. Canzian d'Isonzo com a dedicatória: 'Beatissimo Matyre Chrysogono'. A sua veneração teve difusão universal, tendo obtido um 'título' em Roma; seu nome também está incluído no Cânon Romano da Missa e sua figura aparece em dois mosaicos de Ravenna do século.
Etimologia: Chrysogonus = nascido em ouro, do hebraico
Martirológio Romano: Em Aquileia in Friuli, comemoração de São Crisógono, mártir, venerado em Roma na igreja titular que leva seu nome no aniversário de sua dedicação.
O nome Chrysogonus vem do grego e significa "nascido de ouro". O santo soldado e padre foi martirizado em Aquileia no século IV e sepultado na mesma cidade. Suas relíquias estão na catedral de Zara. As notícias sobre este santo são por vezes contraditórias. Assim nos fala o MR "No mesmo dia do aniversário de São Crisógono Mártir, que, depois de ter sofrido muito com correntes e prisões pela fé mais constante em Cristo, por ordem de Diocleciano foi levado para Aquileia, e finalmente , decapitado e lançado ao mar, foi martirizado". Segundo algumas fontes, Crisógono exerceu o cargo de vigário em Roma por dois anos; um homem de sólida fé cristã foi preso e confinado na casa de um certo Rufino por ordem de Diocleciano. Anastasia, filha do ilustre Praetextatus, era casada com Publius, que se opôs ferozmente à nova religião; ele, portanto, a havia segregado em casa, sujeitando-a a maus-tratos. Anastasia secretamente trouxe ajuda aos cristãos presos. Por meio de uma boa velhinha, iniciou uma correspondência epistolar com Crisógono, recebendo dele palavras de conforto e encorajamento. Após a morte de Publius, Anastasia pôde desfrutar de uma relativa serenidade por um curto período de tempo. Enquanto isso, Crisogono, que havia convertido Rufino e sua família, foi convocado por Diocleciano para Aquileia. O imperador, reconhecendo o valor de Crisógono, ofereceu-lhe a prefeitura e o consulado, com a condição de que renunciasse. Mas o Santo recusou indignado e foi decapitado em 24 de novembro de 303 em Aquae Gradatae, localidade atravessada pela Via Gemina, a cerca de doze milhas de Aquileia. Seu corpo foi deixado à beira-mar, perto de uma propriedade chamada Ad Saltus, onde três mulheres cristãs chamadas Chione, Agape e Irene moravam com o velho padre Zoilo. Estes, tendo recolhido o corpo e a cabeça truncada de Crisógono, deram ao mártir um enterro digno em um nicho sob sua casa. Segundo outras fontes, no entanto, San Crisogono era um amigo aquileiano dos irmãos Santi Canzio, Canziano e Canzianilla e foi martirizado e enterrado no Aquae Gradatae pouco mais de um mês antes de sua chegada a Aquileia. Segundo outras fontes, o Santo foi Bispo, de facto entre finais do século III e inícios do século IV viveram 2 bispos com o nome de Crisogono que dirigiram a comunidade cristã de Aquileia. O culto de São Crisógono também foi profundamente sentido em Roma, onde existia um titulus Chrysogoni em Trastevere, documentado desde o século V. No entanto, ainda é impossível saber com certeza se o Chrysogonus do Trastevere titulus deve ser identificado com o mártir Aquileiano ou, em vez disso, com um romano de mesmo nome, do qual, aliás, nada se sabe. Sobre isso, deve-se dizer que a igreja Trastevere de San Crisogono preserva a relíquia de uma mão e a calota craniana (obviamente de San Crisogono), que, aqui recebida no século XV, foi removida pela primeira vez em 1846 e devolvida em 1850 Guardado num relicário, foi roubado nos anos 60 deste século e reencontrado passados alguns dias, talvez abandonado pelos próprios ladrões sacrílegos, privados de custódia em S. Maria in Trastevere. Atualmente é visível no altar-mor de S. Crisogono. San Proto também foi enterrado no mesmo cemitério que Canziani e Crisogono, isto é, na vasta necrópole que se estendia para os lados da via Gemina, a artéria que liga Aquileia a Tergeste (Trieste). Em San Canzian d'Isonzo, na capela de San Proto, conserva-se um sarcófago vazio do século IV, em cuja frente está gravada a inscrição Beatissimo Martyri Chrysogono. Na mesma capela encontra-se também o (vazio) sarcófago de San Proto. O culto de San Crisogono se espalhou imediatamente. Seu túmulo era um destino de peregrinação e visitado por multidões de peregrinos desde o século IV. Também temos várias obras de arte representando San Crisogono: um afresco dos santos Proto e Crisogono está localizado na capela de San Canzian d'Isonzo acima mencionada; os dois santos também estão representados nos mosaicos de Sant'Apollinare Nuovo em Ravenna. Uma esplêndida pintura de San Crisogono a cavalo é encontrada na igreja de San Trovaso em Veneza. O autor da obra de arte (feita antes de 1450) é o artista plástico Michele Giambono. Na pintura, o Santo é representado como um cavaleiro que atravessa preguiçosamente uma floresta sombria, por um caminho sinuoso e irreal.
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