segunda-feira, 28 de novembro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “E eles receberam o Espírito Santo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
Na força do Ressuscitado
 
Os discípulos, depois da Ressurreição, começaram a anunciar Jesus com vigor e grandes resultados. É espantoso como as multidões acorriam e se convertiam. O anúncio era seguido pela ação do Espírito sobre os batizados. É a realização da promessa de Jesus: “Se me amais, observareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Defensor (Paráclito), para que convosco permaneça para sempre” (Jo 14,15-16). Assim se desenvolve a Igreja! De onde provém esse vigor apostólico? - Do amor a Cristo ressuscitado! Ele é a energia que nos move. O amor não é um sentimento gostoso, mas a observância do mandamento de Cristo: “Quem acolheu meus mandamentos e os observa, esse é que me ama” (21) . O amor a Cristo gera reciprocidade: “Quem me ama, será amado por meu Pai”. Amor é união e permanência. O Espírito permanece conosco (17). Não só o Espírito, pois Jesus disse: “Nesse dia compreendereis que Eu estou em meu Pai e vós em mim e Eu em vós” (20). Um detalhe interessante: quanto menos vemos Cristo como o mundo vê, “pois o mundo não me verá”, mais o veremos pelo amor: “Quem me ama ... Eu o amarei e a ele me manifestarei” (Jo 14,19-21). Não dispensa a condição humana da fé, mas o fundamental é o amor. O amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito (Rm 5,5), é toda vida e energia provindas da Ressurreição. 
No amor do Ressuscitado. 
Pedro estimula, em sua carta, a “estarmos prontos a dar a razão de nossa esperança a todo aquele que no-la pede” (1Pr 3,14). Assim faz o diácono Filipe. O fogo do Espírito, que recebera pela imposição das mãos dos apóstolos para “servir às mesas” (At 6,1-7) no serviço da caridade, move Filipe a servir à grande mesa da Palavra (At 8,4-40). Repartia a Palavra anunciando Cristo ressuscitado. A alegria da fé invadia a cidade de Samaria que acolhera o anúncio. “Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João” (At 8,14). Os apóstolos conferem o dom do Espírito pela imposição das mãos. A Igreja é sempre comunidade do Espírito, mas também organizada, desde que não sufoque o Espírito. Lendo o Evangelho, notamos que Jesus viveu com os discípulos, anunciou-lhes a Palavra e se entregou à morte. Depois de sua Ressurreição eles estão ainda distantes, como se não tivessem entendido nada. Com a vinda do Espírito Santo tudo se transforma: Jesus é o centro de suas vidas, de sua palavra, de suas ações. Eles são uma continuação viva de Jesus que dissera: “O Espírito que o Pai enviará em meu nome, é que vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse” (Jo 14,26). Jesus é a pedra de fundamento (At 4,11) sobre a qual o Espírito edifica. 
Vós estais em mim e Eu em vós 
João escreve que os discípulos conhecem o Espírito: “... O Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque Ele permanece junto de vós e estará dentro de vós!” (Jo 14,17). A vida cristã se entende a partir do Espírito. A tendência do mundo é recusá-lo. Nós nos abrimos ao Espírito, quando amamos e servimos aos irmãos. A permanência de Deus em nós, pelo Espírito, se faz pelo amor: “Deus é amor. Aquele que ama, permanece em Deus e Deus nele” (1Jo 4-16). Todos nós recebemos o Espírito Santo, de modo particular no sacramento da Crisma. Em cada Eucaristia Ele nos é dado: “Pela comunhão do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelos Espírito em um só Corpo” – Corpo de Cristo – o maior dom! 
Leituras: Atos 8,5-8.14-17; Salmo 65;
1Pedro 3,15-18; João 14,15-21. 
1. Depois da Ressurreição os discípulos começam a anunciar Jesus com vigor e grandes resultados. Jesus dá o Espírito. O vigor dos discípulos vem do amor a Deus que nos ama e permanece em nós. Há uma reciprocidade. Não tendo a visão do mundo, mais veremos pelo amor. 
2. Pedro estimula-nos a estarmos prontos a dar a razão de nossa esperança a quem nô-la pede. Assim faz Filipe. Recebera o Espírito para servir as mesas (cuidado dos pobres - ação social). Esse Espírito o conduz à pregação do Evangelho na Samaria. Depois das conversões, os apóstolos vão lá e impõem as mãos para receberem o Espírito Santo. Jesus anunciou, deu a vida e ressuscitou. Parece até que não conseguiu nada com os discípulos. O Espírito transforma tudo. 
3. João diz que os discípulos conhecem Jesus. A vida cristã se entende a partir do Espírito. O mundo o recusa. Nós nos abrimos ao Espírito quando amamos e servimos os irmãos, como Filipe. Todos nós recebemos o Espírito Santo, de modo particular no sacramento da Crisma. Em cada Eucaristia. Ele nos é dado. 
Problemas de amor 
Quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. É uma certeza gostosa de ouvir: O Pai nos ama. Qual a condição? Amar. Sabemos que Deus nos ama antes mesmo de a gente merecer. Mas ama sempre. Quando podemos dizer que amamos? Jesus afirma: “Se me amais, guardareis meus mandamentos”. Guardando os mandamentos, fazemos a vontade do Pai, como Jesus fazia. Além do mais, ainda receberemos o Espírito Santo, que é o amor entre o Pai e o Filho, para estar sempre conosco. Quando é que vamos perceber a riqueza de nossa fé, de nossa religião, que nos oferece tanta coisa boa? 
Homilia do 6º Domingo da Páscoa(27.04.08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário