quarta-feira, 26 de outubro de 2022

SÃO CEDA, BISPO

São Ceda, irmão de São Chad, era monge em Lindisfarne, Inglaterra. Depois de converter o rei Peada ao cristianismo, foi enviado a evangelizar os ingleses no interior das regiões do país. Mais tarde, fundou o mosteiro de Lastingham, onde concluiu sua vida terrena no ano 644.
† Lastingham, Inglaterra, 26 de outubro de 664 
São Ceda, irmão de San Chad, foi por um longo período monge em Lindisfarne na Inglaterra. Em 653, com a conversão do rei Peada, Cedda foi escolhido para evangelizar os anglos centrais. Quando São Sigeberto II, rei dos saxões orientais, também abraçou o cristianismo alguns anos depois, Cedda foi enviado como outro companheiro ao atual condado de Wessex para pregar e batizar a população local. Tendo explorado todo o território abrangido pelo trabalho missionário, Cedda quis consultar seu superior em Lindisfarne e ficou tão entusiasmado que decidiu consagrá-lo como o primeiro bispo da região. Várias vezes Cedda retornou a Lindisfarne e aqui o rei Etelwald, ciente de sua reputação de santidade, deu-lhe terras para fundar um mosteiro no deserto de Yorkshire. O santo então em 658 fundou o mosteiro de Lastingham, então também destruído pelos invasores. Em 664 Cedd participou do sínodo de Whitby, mediando entre as duas facções opostas, Celta e Romana, na disputa pela data da Páscoa. Depois de retornar a Lastingham, ele morreu em 26 de outubro de 644 devido a uma epidemia. (Avenir) Martirológio Romano: Em Lastingham, na Nortúmbria, na Inglaterra, São Cedda, que, irmão de Santa Ceada, foi ordenado bispo de San Finnano dos saxões orientais e trabalhou para estabelecer as bases da Igreja entre eles. 
São Ceda, irmão de San Chad, foi um monge de longa data em Lindisfarne, na Inglaterra. Em 653, com a conversão do Peada, Cedd foi escolhido como um dos quatro evangelizadores dos ângulos centrais. Quando São Sigeberto II, rei dos saxões orientais, também abraçou o cristianismo alguns anos depois, Cedd foi enviado como outro companheiro ao atual condado de Wessex para pregar e batizar a população local. Tendo explorado todo o território coberto pelo trabalho missionário, Cedd quis consultar seu superior em Lindisfarne e ficou tão entusiasmado que decidiu consagrá-lo como o primeiro bispo da região. De volta a Essex, Cedd pôde assim ordenar novos padres e diáconos que poderiam ajudá-lo na pregação e administração do batismo. Promovem uma edificação de diversas igrejas, bem como dois mosteiros que foram posteriormente destruídos: o primeiro local do hoje em Bradwell-on-Sea a igreja ainda sobrevive, enquanto o segundo localizava-se perto de Tilbury nas margens do Tamisa. inglês, conta como Cedd fundou "uma comunidade de serviço de Cristo, ensinada a observar a disciplina de uma regra, na medida em que eles conseguiam entendê-la, já que ainda eram bastante grosseiras". Além disso, Beda relatou que Cedd excomungou um nobre local e após um casamento ilícito, proibindo a entrada de todos em sua casa. Quando o rei Sigebert desobedeceu à proibição, Cedd o advertiu com firmeza: "Como você não se absteve de entrar na casa de um homem perdido e condenado, esta mesma casa marcou sua morte". De fato, pouco tempo depois o soberano foi assassinado por um parente. Mais uma vez Cedd retornou a Lindisfarne e aqui o rei Etelwald, ciente de sua reputação de santidade, deu-lhe terras para fundar um mosteiro no deserto de Yorkshire. O santo então consagrou o local jejuando por quarenta dias e em 658 fundou o mosteiro de Lastingham, que também foi destruído pelos invasores. Em 664 Cedd participou do sínodo de Whitby, mediando entre as duas facções opostas, Celta e Romana, na disputa pela data da Páscoa. Ele próprio de tradição celta, porém, optou pela datação latina da principal festa cristã, contribuindo assim com toda a uniformidade na matéria. Depois de retornar a Lastingham, ele morreu em 26 de outubro de 644 devido a uma epidemia. Reza a lenda que trinta de seus irmãos, ao ouvirem a notícia de sua morte, partiram em viagem para o norte "ansiosos para morar perto do corpo de seu pai, se agradasse a Deus, ou, se estivessem mortos, para serem enterrados ali". ". Na verdade, eles contraíram a mesma doença e foram enterrados perto do santo. Este último, inicialmente enterrado nas masmorras do mosteiro, foi depois transferido para o santuário de uma igreja dedicada à Virgem Maria. No século 11 suas relíquias eram tão veneradas em Lichfield quanto as de seu irmão. 
Autor: Fabio Arduino

Nenhum comentário:

Postar um comentário