segunda-feira, 24 de outubro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Glória a Deus! Jesus nasceu!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
E o Verbo se fez carne
 
É belo o nascimento do Filho de Deus. Quando pensamos na pobreza do presépio, pensamos na humilhação de Deus. Mas nada é tão pobre que não possa ser um lugar de Deus se manifestar. E Ele o fez. Tudo o que Deus toca, torna-se maravilhoso. A gruta, os animais e o cocho que se transformou em berço para o Rei eterno. É o Homem Novo, criado a Imagem de Deus. Ele sempre foi Criador e o foi mais ainda quando fez nascer entre nós o seu Filho. Só podemos dizer: ‘Glória a Deus!’ É um mistério profundo que nos encanta e assusta. Deus se manifestou em Seu Filho. O prefácio da missa assim reza: “Reconhecendo Jesus como Deus visível a ossos olhos, aprendamos a amar nEle a divindade que não vemos”. S. Leão Magno, a quem é atribuído o formulário da missa de Natal, era uma especialista em luz. Ilumina toda a celebração: “Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz...” (Oração). Isaias, canta: “O povo que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu” (Is 9,1). Quando os anjos aparecem aos pastores, “a glória do Senhor os envolveu em luz” (Lc 2,9). Por que tanta luz? Ela é o primeiro elemento da criação. Em Gênesis lemos: “As trevas cobriam o abismo... Deus disse “Faça-se a Luz! E a luz foi feita” (Gn 1,3-3). João coloca no início de seu evangelho: “Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens ... a luz verdadeira que ilumina todo homem” (Jo 1,4.9). Toda a luz no Natal quer significar que a vida nova se inicia com Jesus que é a Luz e a Vida. O chorinho novo de Belém é a aurora de um mundo, de uma vida nova. A luz de Belém se une à luz que refulge no túmulo. Quanto é maravilhoso esse momento. 
E Habitou entre nós 
Este é o dia sem ocaso. Abriu-se para a humanidade um caminho novo: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Lucas conta essa verdade com a simplicidade de uma historinha de família. Parece tudo tão normal, ao passo que tudo é muito grande. Deus vem morar no meio de nós. Entra em uma família, na condição humana de fragilidade, simplicidade e pobreza, no mundo dos oprimidos, num momento opressor de recenseamento, sem as mínimas condições, em um estábulo. O mistério de Encarnação é mais do que uma narração simpática. Nunca entenderemos o bastante a grandeza desse mistério do Deus que se faz homem. Deus dá a divindade e nós, a humanidade. A liturgia chama de “divino comércio” a essa troca de presente. Deus se fez grande à altura do homem na sua pequenez. O recém-nascido vem do mundo oprimido. Seus concidadãos da primeira hora foram os pastores, gente excluída da sociedade. São eles que recebem a visita dos Anjos: “Eis que vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11). 
Ele nos ensina 
Paulo, na carta a Tito, comenta que a manifestação de Deus é para a salvação. Esta se realiza como ensinamento para “abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade” (Tt 2,11-12). Jesus se entrega para nos resgatar de toda a maldade e purificar, para si, um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem (14). Seu nascimento modifica também os corações. O caminho agora é da justiça e do equilíbrio em todas as atitudes. Não é possível conhecer Jesus, sem ‘voltar por outro caminho’, como farão os Magos (Mt 2,13) 
Leituras: Missa da Noite:
Is 9,1-6;Sl 95;Tt 2,11-14; Lc 2,1-14. 
-Missa do Dia: 
Is 52,7-10;. Sl 97; Hb 1,1-6; Jo1,1-18 
1. O nascimento do Filho de Deus na pobreza não é humilhação, mas a forma de Deus se manifestar, a partir da fragilidade, língua entendida por todo ser humano. O que Deus toca se torna maravilhoso. Esse mistério é entendido como Luz que domina a celebração. Luz é o inicio do mundo criado e o início do mundo recriado em Cristo. Há uma identidade entre a luz do presépio e a luz da Ressurreição. 
2. O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Lucas conta essa verdade com a simplicidade de quem conta uma história. Nasce na fragilidade. Nunca entenderemos o bastante a grandeza desse mistério. A liturgia chama-o de divino comercio no qual a terra e o Céu trocam seus dons. Seus primeiros visitantes são os pastores, gente excluída, aqueles que o acolheram. 
3. A manifestação de Deus é para a salvação. Esta nos ensina a abandonar a impiedade e viver com equilíbrio, justiça e piedade na espera da vinda de Cristo. Seu nascimento modifica também os corações. Não é possível conhecer Jesus sem voltar por outro caminho (Mt 2,13) 
Anjos saindo pelo ladrão. 
Na noite de Natal temos uma revoada de anjos. Por quê? Nasceu-nos um Menino. Ali, naquele lugar tão simples, inicia-se a transformação total da humanidade. A grandiosidade da vinda de Deus ao mundo está na grandeza de sua humildade. Aliás, Deus sempre foi humilde e acolhedor. Que cena linda, essa do presépio (que significa lugar dos animais se recolherem e comer). Somente os humildes compreendem. O céu se ilumina! Anjos cantam. Pastores acorrem. Estava tão bonito! Tudo será purificado e será instaurado o reino da paz e da inocência. 
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
EM DEZEMBRO DE 2007

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