Beano viveu entre os séculos X e XI. Era um Bispo escocês, que guiou a diocese de Mortlach, entre 1015 e 1047, provável ano da sua morte. Mais tarde, a sede da diocese, construída em agradecimento pela vitória contra os Escandinavos, foi transferida para a cidade de Abeerdeen.
São Beano ou Beóán (nome, que também poderia ser escrito em contextos não gaélicos como Beanus, Beoanus, Beyn ou Bean) de Mortlach em Banff é um bispo que viveu entre os séculos X e XI.
São Beano é o primeiro de apenas três bispos de Mortlach que conhecemos, que teriam governado o destino da diocese de 1015 a 1047. A sede da diocese de Mortlach antes de 1132 foi transferida para Aberdeen, na Escócia. Seu nome significa "animado".
Não temos notícias definitivas sobre ele.
Walyer Bower, seguindo as hipóteses de João de Fordum, conta-nos que o bispado de Mortlach foi fundado por Máel Coluim II da Escócia no sétimo ano do seu reinado, portanto por volta de 1012, como agradecimento a Deus pelas vitórias sobre os escandinavos. Também afirma que "o primeiro bispo foi Beyn, um homem santo, digno do ofício episcopal", elevado a esta sé, pelo Papa Bento VIII a pedido do Rei.
Outro testemunho sobre este bispo é a inscrição no registro de Aberdeen (Registrum episcopatus Aberdonensis: ecclesie Cathedralis Aberdonensis regesta que existindo em unum collecta, publicado em 1845) onde se relata a concessão ao bispo Beano pelo rei Máel Coluim a Forfar as igrejas e terras de Clova e o não identificado Dulmech.
Além disso, no breviário de Aberdeen, o bispo Beano (Beyn episcopus) é comemorado como santo em sua festa em 26 de outubro.
Há também outro São Beano, mencionado na vida do abade escocês São Cadroe ou Cathróe de Metz, com quem nosso bispo se confundia muitas vezes e que era celebrado em 16 de dezembro.
No martirológio de Usvardo é lembrado assim: “na Hibernia, Beani episcopi early Aberdonensis et confessoris”, uma menção que foi então transmitida ao martirológio
romano.A festa de São Beano de Mortlach foi marcada para 26 de outubro.
Autor: Mauro Bonato
Nenhum comentário:
Postar um comentário