sábado, 26 de fevereiro de 2022

EVANGELHO DO DIA 26 DE FEVEREIRO

Evangelho segundo São Marcos 10,13-16. 
Naquele tempo, apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não acolher o reino de Deus como uma criança não entrará nele». E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo as mãos sobre elas. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Leão Magno(461) 
Papa, doutor da Igreja 
Sermão 7 para a Epifania 
«Deixai vir a Mim as criancinhas» 
Cristo ama a infância, que assumiu na sua alma e no seu corpo. Cristo ama a infância, que ensina humildade, que é a norma da inocência e o modelo da mansidão. Cristo ama a infância, para a qual orienta a conduta dos adultos, para a qual encaminha os idosos, atraindo ao seu exemplo aqueles que eleva ao reino eterno. Mas, para compreendermos como é possível chegar a tão admirável conversão e que transformação é necessário operar para termos uma atitude de crianças, oiçamos São Paulo: «Não sejais crianças quanto à maneira de julgar; sede-o na malícia» (1Cor 14,20). Não se trata, portanto, de regressar às brincadeiras da infância, nem à falta de jeito dos inícios, mas de aprender da infância algumas coisas que convêm aos anos da maturidade: apaziguar rapidamente a agitação interior, recuperar depressa a calma, esquecer totalmente as ofensas, ser completamente indiferente às honras, apreciar estar com os outros, manter uma natural equanimidade do humor. Com efeito, é um grande bem não saber incomodar e não ter gosto pelo mal; não pagar a ninguém o mal com o mal (cf Rom 12,17). A paz interior das crianças convém muito aos cristãos. É essa forma de humildade que o Salvador Menino nos ensina na adoração dos magos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário