Evangelho segundo S. Lucas 9,57-62.
Naquele
tempo, Jesus e os seus discípulos iam a caminho de Jerusalém, quando alguém Lhe
disse: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores». Jesus respondeu-lhe: «As
raposas têm as suas tocas, e as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho do homem
não tem onde reclinar a cabeça». Depois disse a outro: «Segue-Me». Ele
respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Disse-lhe Jesus:
«Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o reino de Deus». Disse-Lhe ainda outro: «Seguir-Te-ei, Senhor; mas deixa-me ir primeiro
despedir-me da minha família». Jesus respondeu-lhe: «Quem tiver lançado as
mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus».
Tradução litúrgica da Bíblia
Comentário do
dia:
Santo Inácio de Loyola (1491-1556), fundador dos jesuítas
Exercícios espirituais, 2.ª semana, 12.º dia
Os três tipos de humildade: o primeiro tipo
de humildade é necessário à salvação eterna. E consiste em me rebaixar e me
humilhar tanto quanto me for possível, para obedecer em tudo à Lei de Deus Nosso
Senhor. De tal modo que, mesmo que me tornassem senhor de todas as coisas
criadas deste mundo ou que estivesse em risco a minha própria vida temporal,
nunca pensaria em transgredir um mandamento, fosse ele divino ou humano. [...]
O segundo tipo de humildade é uma humildade mais perfeita que a
primeira. E consiste nisto: encontro-me num ponto em que não desejo nem tendo a
preferir a riqueza à pobreza, a honra à desonra, uma vida longa a uma vida
curta, quando as alternativas não afetam o serviço de Deus Nosso Senhor e a
salvação da minha alma. [...]
O terceiro tipo de humildade é a humildade
mais perfeita: é quando, incluindo a primeira e a segunda, sendo iguais o louvor
e a glória de sua divina majestade, para imitar Cristo Nosso Senhor e me
assemelhar a Ele mais eficazmente, desejo e escolho a pobreza com Cristo pobre
em vez da riqueza, o opróbrio com Cristo coberto de opróbrios em lugar de
honrarias; e desejo mais ser tido por insensato e louco para Cristo, que antes
de todos foi tido como tal, do que por «sábio e prudente» neste mundo (Mt
11,25).
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