quinta-feira, 29 de junho de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Sobre esta pedra edificarei minha Igreja!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
A Igreja celebra em uma única festa a querida lembrança dos apóstolos Pedro e Paulo. São as colunas mestras deste edifício fundado sobre a Pedra Angular que é Jesus. Estes Apóstolos nos deram as primícias da fé. Esta celebração não é só uma memória de um fato passado, mas um estímulo a uma vida de Igreja mais profunda tanto na relação com Jesus quanto na obra de evangelização. 
É bonito conhecer nas Escrituras estas figuras magníficas. Pedro, rude pescador, professa sua fé em Jesus. Paulo, tendo encontrado Jesus no caminho de Damasco, vai levar sua vida em Cristo a ponto de dizer: “não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim”. Diante da resposta de fé de Pedro, Jesus diz as solenes palavras: “Feliz és tu, Simão, porque não foi um ser humano que te revelou isso (a fé vem de Deus), mas o meu Pai que está nos Céus. Por isso eu te digo que tu és Pedro (Cefas, em hebraico), e sobre esta pedra (cefas) construirei minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus; tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mt 16, 17-19). A profissão de fé de Pedro é a profissão de todo povo de Deus. Ela constrói a Igreja fundada nesta fé. Pedro recebe o poder que é dado à Igreja de conduzi-la na verdade e no amor. O Papa, sucessor de Pedro, junto com os bispos sucessores dos apóstolos, continuam esta missão de fé. 
Paulo tem uma certeza absoluta: “Mas o Senhor esteve ao meu lado e me deu forças. Ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações” (2 Tim 4,17). Paulo tem uma trajetória muito bonita: Tem um encontro com Cristo, inesperado. Cristo o escolhe como um especial e lhe confia a missão de abrir ao mundo pagão o evangelho, como Pedro o faz para o povo judeu. Paulo é um apaixonado por Cristo. “Meu viver é Cristo (Fil 1,21). Minha vida presente eu a vivo na fé em Jesus Cristo que me amou e se entregou por mim” (Gal 2,20). Anuncia o evangelho em meio a tantas perseguições que ele tão bem descreve. Mas não se cansa. Mesmo acorrentado, a Palavra de Deus não ficava presa (Ef 6,20). 

Os cristãos não tenham medo: nada poderá destruir a Igreja. Mesmo em meio as dificuldades e pecados, inclusive de seus chefes, a Igreja funda-se na fé em Jesus. Temos quase 2000 anos de história. Muitos dizem que a Igreja deve se ajustar aos tempos modernos. Certo, em muitos aspectos. Mas devemos sempre colocar, como parâmetro, o que estes apóstolos nos ensinaram, pois Jesus é o parâmetro fundamental. Não tenhais medo, pequeno rebanho! Agora este rebanho conta, só de católicos, 1 bilhão e 30 milhões. A Igreja tem necessidade das chaves de Pedro, mas também do dedo de Paulo. Paulo mesmo diz que chamou a atenção de Pedro duramente, e em público, porque ele estava agindo com dissimulação. Confiram Gálatas 2,13. O poder e a autoridade não podem fugir de ouvir, dialogar e acolher as correções que os levem a maior fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário