domingo, 23 de outubro de 2016

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 23 DE OUTUBRO

Pe. Flávio Cavalca de Castro, 
redentorista
Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.  
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
23 ─ 30º Domingo Comum ─ São Severino 
Evangelho (Lc 18,9-14) “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!” 
A parábola narrada por Jesus apresenta um quadro que se fixou em nosso imaginário cristão. Traça com linhas fortes a figura do homem confiante em si mesmo, que se julga suficiente e acima de qualquer falha. Em contraste marcante, mostra-nos o homem consciente de sua pequenez e de seu pecado, descontente consigo mesmo, e que humilde se volta para Deus. Não tem para que apelar, apenas pede misericórdia e perdão. Como todo ser humano, tenho de fazer minha escolha, admitir ou não que sou pecador, injusto, fraco, medroso e ao mesmo tempo inclinado ao orgulho. Admitir ou não que preciso de misericórdia. Jesus não deixa dúvida: “Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não.” A escolha é minha. 
Oração
Senhor meu Deus, já aprendi que não posso confiar em mim, apelar para méritos, imaginar que basto a mim mesmo. A vida me ensinou, e vós me iluminastes para aprender a lição: sem vós não vou longe, aliás, nem começo a caminhar. Reconheço minha fraqueza, minhas limitações, minha pobreza, e mais ainda meu pecado. Perdoai-me, Senhor, por misericórdia. Olhai para mim; preciso de vossa ajuda para afastar-me do mal, para purificar meu coração, para ter forças para o bem. Vós me amais tanto, apesar de eu não o merecer. Fazei que eu não seja ingrato a tanto amor, mas que afinal vos coloque em primeiro lugar na minha vida. E dai-me a perseverança, para que não desanime apesar de minhas quedas. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário