segunda-feira, 24 de outubro de 2016

EVANGELHO DO DIA 24 DE OUTUBRO

Evangelho segundo S. Lucas 13,10-17.
Naquele tempo, estava Jesus a ensinar ao sábado numa sinagoga. Apareceu lá uma mulher com um espírito que a tornava enferma havia dezoito anos; andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a e disse-lhe: «Mulher, estás livre da tua enfermidade»; e impôs-lhe as mãos. Ela endireitou-se logo e começou a dar glória a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado por Jesus ter feito uma cura ao sábado, tomou a palavra e disse à multidão: «Há seis dias para trabalhar. Portanto, vinde curar-vos nesses dias e não no dia de sábado». O Senhor respondeu: «Hipócritas! Não solta cada um de vós do estábulo o seu boi ou o seu jumento ao sábado, para o levar a beber? E esta mulher, filha de Abraão, que Satanás prendeu há dezoito anos, não devia libertar-se desse jugo no dia de sábado?». Enquanto Jesus assim falava, todos os seus adversários ficaram envergonhados e a multidão alegrava-se com todas as maravilhas que Ele realizava. 
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia: 
São Gregório de Narek (c. 944-c. 1010), monge, poeta arménio 
Livro de Orações, n.° 18 
«Ela endireitou-se logo e começou a dar glória a Deus»
Houve um tempo em que eu não estava presente, e Tu criaste-me. 
Eu não tinha orado, e Tu fizeste-me. 
Eu não tinha ainda vindo à luz, e no entanto Tu viste-me. 
Eu não tinha aparecido, e no entanto tiveste piedade de mim. 
Eu não Te tinha invocado, e no entanto tomaste-me ao teu cuidado. 
Eu não Te tinha feito qualquer sinal, e no entanto olhaste para mim. 
Eu não Te tinha dirigido qualquer súplica, e no entanto tiveste misericórdia para comigo. 
Eu não tinha articulado o mínimo som, e no entanto ouviste-me. 
Eu não tinha sequer suspirado, e no entanto a tudo estiveste atento. 
Sabedor do que ia acontecer-me neste tempo presente, 
Não me votaste ao desprezo. 
Considerando, com teus previdentes olhos, 
Os erros deste pecador que eu sou, 
Vieste contudo modelar-me. 
Sou agora este ser que Tu criaste, 
Que salvaste, 
Que foi alvo de tanta solicitude! 
Que a ferida do pecado, suscitada pelo acusador, 
Não me perca para sempre! [...] 
Presa, paralisada, 
Curvada como a mulher que sofria, 
A minha alma infeliz, impotente, não consegue reerguer-se. 
Sob o peso do pecado, fixa-se à terra, 
Com as pesadas cadeias de Satã. [...] 
Inclina-Te, ó Misericordioso único, sobre mim, 
Esta pobre árvore que pensa que caiu. 
A mim, que estou seco, faz-me reflorir 
Em beleza e esplendor, 
Segundo as palavras divinas do santo profeta (Ez 17,22-24). [...] 
Tu, Protetor único, 
Digna-Te lançar sobre mim um olhar 
Vindo da solicitude do teu indizível amor [...], 
E do nada criarás em mim a própria luz (cf Gn 1,3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário